08 de Março – Dia Internacional da Mulher

6 de março de 2016 13:04 2176

A cidade de Perdões tem mulheres atuantes que fazem a diferença por onde passam.
Há 12 anos em nossas páginas – destacamos, entrevistamos, noticiamos, publicamos artigos e crônicas dessas mulheres que fazem parte da história da cidade.
Nessa edição através de algumas mulheres, homenagens para todas as nossas leitoras.

Orquídeas e as Mulheres

Historicamente, o hábito de cultivar e estudar as orquídeas têm sido associado ao público masculino. Os descobridores destas fascinantes plantas eram exploradores que viajavam a terras longínquas, em busca de raridades. Na Inglaterra da era Vitoriana, cultivar orquídeas era símbolo de nobreza e riqueza. No Japão feudal, somente os mais bravos samurais tinham acesso a uma rara espécie de orquídea, a Neofinetia falcata. Ainda hoje, é grande a quantidade de homens que se dedicam à orquidofilia, tanto de forma amadora como profissional.
Este cenário, no entanto, está se transformando a cada dia. É cada vez maior o número de mulheres que se dedicam ao cultivo e ao estudo das orquídeas.
Mulheres estas que não precisam ser grandes descobridoras ou cientistas para ocupar um lugar de destaque na orquidofilia, mas que naturalmente têm o dom para lidar com plantas; elas são mais caprichosas que o homem na lida com as plantas, mas, no caso das orquídeas, há um amor singular consolidado.
Sem dúvida a orquídea hoje é muito relacionada à mulher!
A orquídea é um bonito presente para homenagear quem você gosta. Pois tem vários significados fortes: amor, desejo, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, e beleza. E a cores também mudam os significados. Veja:
Orquídea Lilás ou Rosa: Significa sedução,
Orquídea Vermelha: Significa paixão;
Orquídea Branca: Significa o Amor puro;
Orquídea Amarela: Significa Amizade;
Orquídea Verde: Significa Prosperidade;
Orquídea Negra: Significa ter o poder e a autoridade absoluta.
A orquídea é uma planta muito fácil de cultivar, ao contrário do que imaginam, precisa de cuidados básicos, como proteção excessiva do sol, adubo e água.
“A orquídea dura tanto tempo quanto o dono tem amor por ela”; “Tem gente que tem a mesma orquídea por mais de 10 anos”.
Em homenagem às mulheres guerreiras que lutam por igualdades e seus ideais quero desejar muitas felicidades e muitas flores!

São os votos de Casa Flor: Orquídeas e plantas ornamentais
Emilia Andrade e Haroldo Rodrigues

*********************************************

Dom da Maternidade

Helga Maria

Para todas as mãezinhas que guardam no ventre o fruto do Amor.
“confia no Senhor…”
DOM DA MATERNIDADE
Já te sinto e já te amo…
o tenho em meu ventre e já te quero tanto…
Onde estou você está,
O que faço você faz.
Você reza comigo na Missa,
Conhece o AMOR de Deus,
Abraça a fé e aprende o caminho do Bem.
Quero-te tanto…
Tanto que nem sei como explicar…
Simplesmente sinto…
E sinto e sinto esse amor tão grande…
Que é simplesmente o AMOR de Deus pertinho de meu coração…
Nem sei como será seu rosto,
Nem a cor de seus cabelos, dos olhos…
Mas, mesmo assim, já te quero e te amo tanto…
Que, de repente, esqueço de mim e, agora…
Só em você eu penso…
E sinto, e amo, e cuido, desde o primeiro momento…
Obrigada Senhor, por me conceder o Dom da Maternidade!

**********************************************

Estou grávida e trabalhando! E agora?

Tamyris Placedino Silva Oliveira

O mês de março é o mês das mulheres. Comemoramos a conquista de inúmeros direitos, dentre eles os direitos trabalhistas das mulheres que se diferenciam dos demais por conta da condição que somente a mulher é capaz de enfrentar, a gravidez.
As gestantes têm direitos especiais no trabalho e desconhecem a maioria deles.
Você sabia que:
Confirmada a gravidez, a gestante tem direito a estabilidade durante toda a gestação até 05 (cinco) meses após o parto, ou seja, a trabalhadora gestante não pode ser dispensada pelo empregador sem justa causa, mesmo que o contrato estabelecido ainda seja de experiência?
E que também durante a gravidez a gestante tem direito de ausentar-se do trabalho para realização de exames médicos?
Além da alteração da função, quando aquela exercida normalmente pela gestante possa ser prejudicial a ela ou ao bebê?
Sabia que a licença maternidade de 120 dias dá-se sem prejuízo salarial?
E que após o nascimento do bebê a mãe retornando ao trabalho, terá direito a duas pausas diárias de 30 minutos para amamentação da criança até que ela complete 6 meses de vida?
Pois bem, os direitos trabalhistas, previstos na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), visam sempre à proteção e o bem estar tanto da gestante quanto do bebê.
Apesar de os direitos trabalhistas serem algo já firmado no contexto social e jurídico, e também cumprido de maneira correta e eficaz pela maioria dos empregadores, a garantia destes é, na maioria das vezes, complexa e delicada, porém apesar de sua complexidade devemos sempre nos atentar a sua existência.
Quando verificarmos qualquer ilegalidade ou a iminência dela devemos procurar por um advogado e solicitar que ele esclareça qualquer dúvida existente, bem como a maneira pela qual devemos proceder a fim de sanar a ilegalidade.
Exigir o cumprimento dos direitos trabalhistas das mulheres, não apenas das gestantes, é garantir que a nossa luta, no passado, não foi em vão.
“Toda mulher tem no seu íntimo uma magia própria de fazer acontecer, de dar um jeito, de dar o peito, dar um colo, de fazer bem feito” (Caroline Salcides)
Feliz dia da mulher!

************************************

Alma de mulher

Ilza Silveira

Se pudéssemos penetrar a alma, principalmente a da mulher, depararíamos com infinitas surpresas que nos deixariam estupefatos.
Ocorre-me a ideia de um sótão. Não um grotesco sótão empoeirado, cheirando a mofo, onde se guarda velharias e quinquilharias; mas um sótão iluminado, com aromas, cheiros e cores vibrantes cercados de preciosas riquezas. Às vezes guardadas há anos a espera de momentos oportunos para se aflorarem ou (com pesar que o diga), que nunca serão revelados ou conhecidos por ninguém.
Neste sótão estão segredos, sonhos, fantasias, criatividade, poesia, musicalidade, sabedoria, alegria, dores reprimidas, sofrimentos superados ou não, decepções, conquistas, enfim uma infinidade de sentimentos que vão depositando ao longo da vida e que às vezes vão como um conta gotas, pingando, saindo, se mostrando, aos poucos moderadamente! Mas também ocorre o momento “furacão”, sai de repente, se espalha, se mostra, explode e acontece…
Aí então a mulher se despe dos sentimentos reprimidos e guardados a sete chaves por tantas razões que só a ela pertence, passando a viver e se deliciar com as possibilidades de ser feliz.
Mas também acontece o contrário, ela se fecha, deixa neste sótão belezas e riquezas trancadas para a eternidade. Não mostram e não deixam ser conhecidos. Vivem a mercê do tempo, não fazem acontecer, não se abrem para a vida.
Fico analisando as mulheres, principalmente as mais velhas: Deixam que a vida as pare, guardam vontades, reprimem prazeres, se tornam tão rigorosas consigo mesmas por medo de críticas ou julgamentos chulos que não deveriam dar tanta importância, ou simplesmente por querer que assim seja.
A alma da mulher carrega uma nobreza que sempre comandará seus atos e atitudes. Ela sabe onde pisa, sabem até onde ir e quando sentem que estão sendo demais. São dosadoras, se policiam muito. Parece carregar um espelho dentro de si para um maior controle de qualquer situação. Isto vem de dentro, é nato, é como se fosse uma condição obrigatória para ser mulher. Por isso Viva estas mulheres guerreiras, companheiras, desbravadoras, corajosas, que de frágil não tem nada.
Viva as donas de casa, as profissionais de todos os setores da vida que abriram e conquistaram espaços importantes na sociedade. Que recebam neste dia, que tão merecidamente é dedicado as mulheres, as mais nobres homenagens.
Meu abraço e respeito a todas!

*******************************

Compartilhe este artigo