103 anos de Perdões – Retorno

25 de maio de 2016 18:02 1244

Domingo, dia 15, que alegria! Nunca se esperou na cidade de Perdões, ou melhor, no município de Perdões, a chegada de tão ilustre, querida e amada Personagem. É o mais antigo habitante deste torrão abençoado por ele mesmo.
Ele se ausentou de Perdões, por motivo de… de…, acho que vou escrever “motivo de saúde”.
Há quase 246 anos é o responsável pelos bons acontecimentos que temos vivido.
– Senhor Bom Jesus, como sentimos sua ausência!
Quando entrávamos na Matriz, nos benzíamos e olhávamos para o Seu Trono, era aquela fisgada de ausência no coração da gente, embora lá estivesse um centro crucificado. Mas não era Você!
Ontem, graças a Você mesmo, o Rei dos Céus e da Terra, revestido daquela belíssima imagem, exatamente às 18horas e 30 minutos, chegavas!
Praça e igreja, cheias, olhares piedosos, curiosos, aflitos, angustiados, alegres, fixos na esquina da Praça Matriz – rua Joaquim Francisco (Grupo Escolar) na ansia de ver surgir, em um caminhão super moderno, ou em uma caminhonete último modelo, a gloriosa, milagrosa e mais amada estátua religiosa, que pode haver aqui ou em outra qualquer parte do mundo. Linda!
Restaurada no capricho e com carinho, surgiu, não como esperávamos.
Surgiu como Ele sempre foi.
Hu-mil-de! Humilde!
Em um caminhãozinho que há anos e anos, esperava por este momento.
Guardado, conservado com carinho, utilizado apenas em momentos preciosos, esperava por este grandioso dia, por esta chegada maravilhosa, conduzindo a imagem de um Rei. Rei crucificado…
Como é vagaroso o caminhãozinho. Seu rodar lento é como se fosse passadas vagarosas de Jesus. Cada gota de combustível deixada no chão é como se fosse gotas do precioso sangue de Jesus, deixadas na subida dolorosa do Calvário.
Quantos anos terá o caminhãozinho?
Não sei… Que marca? Também, não sei.
Só sei, que, de agora em diante, o caminhãozinho tão querido e conservado de Revânia e Raimundo, será o que levou Jesus na Cruz, para a igreja Matriz, onde sempre foi sua morada, seu lugar definitivo.
Em frente ao Altar da Celebração Eucarística, celebrada por Padre Adenir, Ele permaneceu até o final.
O beijo, significado de adoração, foi realizado em fitas benzidas antes por Padre Adenir que não continha sua alegria, pelo retorno do Amigo de sempre.
As imagens de Santa Efigênia e São Sebastião que foram, também, restauradas estão ao altar, ao lado de Jesus Crucificado. Ficaram ótimas.
Outras celebrações aconteceram durante a semana.
Coroações maravilhosas, bem preparadas, por substitutas de D. Chiquita e D. Adelaide, e realizadas por crianças lindas e engraçadinhas, houve nas igrejas da Matriz, Senhora das Graças e Retiro dos Pimenta.
Coroar Maria Nossa Mãe e Mãe de Deus, é um privilégio.
O Divino Espírito Santo foi homenageado no Retiro com uma concorrida procissão.
A caminhada promovida pelo Vigário Paroquial e auxiliar de Dom Miguel, na construção da nova Quase Paróquia, Padre Jorge, foi muito concorrida por participação fervorosos.
Partiu da igreja do Rosário, no bairro Rosário, para a igreja de Santa Rita, bairro Serra dos Montes.
Em cada esquina aumentava o número de acompanhantes.
Além da beleza religiosa, a beleza física era impressionante.
Salve! Santa Rita; Salve! A Igreja Católica! Salve! A Santa Mãe de Deus e Nossa; Salve! Santa Efigênia; Salve! São Sebastião; Salve! Senhor Bom Jesus dos Perdões, que “depois de um longo e triste destino, volta à casa Paterna”.
Perdão Jesus, se o fazemos sofrer tanto. Perdão pelas nossas falhas. Perdão, pela nossa falta de Fé e de amor. Perdão pelas nossas faltas à missa e eucaristia; perdão pela falta de caridade com o próximo; pelo nosso orgulho e vaidade, Jesus, fazei-nos misericordiosos como misericordioso é vosso coração.
Perdão! Jesus!
Amém! Amém! Amém!
Em tempo: Não acabou, não! Pe.Adenir e Padre Jorge estão nos convidando para uma caminhada, dia 21, para Comunidade dos Machados, em homenagem à Santa Rita.
Correção – Em texto passado, talvez, pela minha caligrafia que está trêmula, em vez de Robertinho, saiu Robertinha.
Robertinho, foi meu aluno. Obediente e Simpático. Beijos.


Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

Compartilhe este artigo