104 anos de Perdões – De coração para coração

6 de fevereiro de 2017 10:12 1245

Se eu fosse cumprimentar todos meus queridos e pacientes leitores, seria assim: Boa manhã para os madrugadores (6 horas)!. Bom dia a todos (7 horas), bem rezado terço de Aparecida (8 horas) e9 uma Santa Celebração Eucarística, também, na Aparecida (9 horas).
E assim, com a ajuda do Espírito Santo vou conduzindo minha canetinha Bic pelo papel e deixando escrito o que Ele, o Espírito Santo me pediu que deixasse revelado.
Estou lendo aos poucos o que escrevi desde 11 de fevereiro de 2012, até o dia 11 de julho de 2015 – o Grande Dia para Padre Jorge (Ordenação) e para nós, também.
São 3 anos e cinco meses, de assentada em minha cama, tendo como mesa meu travesseiro amigo e confidente.
Escrevo, troco palavras, risco, rabisco, tento novamente até que saiam palavras que levem alegria, conforto, recordações e encham o coração com sentimentos de amor e gosto de viver. São grandes recordações e muitas vezes pequenas lembranças, cheias de significados, que nos encantam.
São 147 páginas falando algumas vezes do passado distante, mas registrado na memória e no papel. Falamos de Romão Fagundes, o fundador, talvez, o 1º homem a pisar este chão. Falamos da Igreja do Rosário, onde teve início nossa história.
Falamos do Senhor Bom Jesus dos Perdões, Padroeiro e Protetor, morador ilustre que cuida de mim, cuida de você, cuida da minha família, cuida da sua família, cuida de nossa cidade e de nosso município.
(Plágio – página 138 do livro: ”As veredas de Alba nos barcos da vida”. Senhor Bom Jesus, nunca, mais nunca mesmo, deixou de proteger, cuidando das pessoas que trabalharam e aos poucos com amor de desvelo foram modificando Perdões.)
Mais um plágio – Hoje Perdões é outra. Onde havia matagal, hoje está coberto de casas, Onde havia barro ou poeira, hoje tem asfalto. Trocaram a lamparina de querosene por uma lâmpada elétrica (Cemig). Desapareceram os poços e minas, hoje a água é encanada e tem torneiras(Copasa).
Do nada surgiram escolas, bancos, casas comerciais, indústrias, igrejas. A saúde teve seu grande momento.
Atrações. Poliesportivos, campo de futebol, praça de esportes, clubes particulares e pequenas atrações. Consultórios onde médicos competentes de todas as doenças exercem sua profissão. Farmácias, advogados, engenheiros, professores, construtores, mecânicos, lavradores e todos mais. Escola para treinar pessoas para dirigir carros. Maria Elisa acaba de me dizer que é auto-escola.
E por falar nisso, não é culpa do motorista, se aqui na minha rua Cel. Augusto Alvarenga, o trânsito está impossível. Duas mãos. Os veículos sobem e descem. Estacionam. Quem sobe, estaciona do meu lado. Quem desce estaciona ligado ao barranco. Até aí está certo.
Mas…e os carros, caminhões e ônibus que pretendem descer? Fazem um “malabarismo” circense para não bater de lá ou de cá. Seria mais fácil se fosse apenas uma mão. É só isso que falta?
Bem. Não sou tão exigente assim. Só mais uma coisinha me basta.
É um desejo que tenho, há muitos anos. Já escrevi isso em minha coluna no VOZ.
Apesar de Perdões ser muito apreciado, não tem atrativo turístico, a não ser seu povo bom e acolhedor.
Meu prazer, minha grande alegria, era ver lá na Serra dos Montes, uma grande cruz luminosa, para quem passasse pela Fernão Dias dissesse: ”que coisa linda! Perdões é abençoado mesmo.”
Em 14 de novembro de 2015, falei novamente, da cruz que existiu na serra. Padre Jorge, novinho na cidade, se interessou pela história da cruz e me pediu que procurasse saber quem era o atual dono da serra. Indaguei. Sem demora, fiquei sabendo, é a Dra.Dulce.
Conversamos com ela. Sua mãe, D.Divina tem interesse em restabelecer a Cruz, em memória de seu esposo.
D.Divina agora tem um aliado – Padre Jorge, que ama a Cruz como se ama a Deus.
É seu lema sacerdotal: “A Cruz sagrada seja minha luz”.
Já imaginaram ir visitar a Cruz, levando uma garrafa de água, por um trilho tortuoso, para duas pessoas, apenas uma escorando a outra. Um cordão de pessoas como se fossem formiguinhas?
Que a Santa Cruz do Redentor, torne realidade esse sonho.
Amém! Amém! Amém!
A Paróquia de Nossa Senhora das Graças está realizando a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, de 02 a 10 de fevereiro, novena às vezes na Igreja, às vezes em domicílios. E dia 11, sábado, dia da festa. Igreja de Lourdes e São Francisco.
Com início às 17h. Terço, Procissão luminosa, missa e barraquinha.


Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

 

Compartilhe este artigo