104 anos de Perdões- Mais uma vez…Outubro

24 de outubro de 2016 10:29 1289

Não posso dizer: ‘‘Não sei porque gosto tanto de outubro.’’15
Posso dizer e digo com muita convicção: ‘‘Gosto muito do mês de outubro’’.
É um mês de muitas celebrações religiosas e comemorações cívicas de grandes importâncias.
Vamos começar nossa palestra falando da Santinha das Rosas. Quase criança ainda, Ela se dedicou ao Amor a Deus e a caridade, cuidando do próximo. Me refiro a Santa Terezinha do Menino Jesus, aquela que com rosas, ou sem rosas, nas mãos, exalava um suave perfume.
Se Santa Terezinha é do primeiro dia de outubro, vamos saudá-la durante todo mês, com Amor e orações.
Dia 02 é consagrado ao Santo Anjo do Senhor, aquele que é nosso eterno guardador e encarregado de zelar pelas crianças.
No 4º dia do mês, temos o Grande protetor e amigo dos animais e nosso também. Quem conhece a Oração de São Francisco se encanta com ele.
*****
Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
******
São frases pequenas, repletas de verdades, carinho e singeleza, macias como nuvens de algodão. Aqui estão elas, na magnífica Oração de São Francisco de Assis. Tão simples que qualquer um de nós, pode entender e praticar.
Olhem que lindas estas quatro. Tão fáceis de serem praticadas: ‘‘Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz’’; outra – ‘‘Onde houver dúvida, que eu leve a Fé’’; terceira – ‘‘Onde houver desespero que eu leve a esperança’’. A última no meu sentir é melhor – ‘‘Amar que ser amado’’.
São Francisco é considerado o pobrezinho de Assis. Dois grandes líderes de Perdões, também parecidos com São Francisco, no modo de agir, nasceram em 4 de outubro. José Piau que foi fazer companhia ao Santo Glorioso, e José de Assis, que felizmente, está em nosso meio.
07 é o dia da Senhora do Rosário. É homenageada com novena, missas e principalmente pela música cadenciada dos reinadeiros e congadeiros. Geraldo Magela é um Santo Redentorista, como redentoristas são os padres que cuidam do Santuário de Aparecida.
São Geraldo Magela, que carinha misericordiosa, que coração puro, que olhar repleto de amor e ternura. Seu dia – 16 de outubro. Viveu pouco, com 20 e poucos anos, foi morar na Glória Celeste.
São João Paulo II é o dono do dia 22. Houve Tríduo Preparatório e hoje, sábado, 22 às 6h15min da noite, sairá da Igreja do Rosário uma caminhada e terço com a imagem de São João Paulo II, para a Matriz. Missa logo na chegada.
Barraquinha no sábado e domingo. Os promotores da festa, convidam todos para essa grande homenagem, ao nosso querido Papa São João Paulo II. Padre Adenir, será um dos celebrantes.
Para São Judas Tadeu, dia 28, ainda não tem nada na internet. Como São Judas é muito milagroso e querido, deve haver grande festa.
12 de outubro é o grande dia do mês. Dia da Rainha e Padroeira do Brasil. A festa dedicada a Ela, é Nacional.
Aqui, na Comunidade de Nova Esperança, que a Padroeira é Nossa Senhora Aparecida, houve uma piedosa, santa e linda festa. Novena, Missa, Barraquinhas. O dia 12, foi o dia maior. Pela manhã, missa. Fogos ao meio dia. Terço às 3 horas. Uma brilhante e respeitosa procissão.
A Imagem da Santa Mãe de Deus, foi conduzida nos braços do Pároco, Padre Jorge.
Fitas e mais fitas, pendiam dos pés da imagem (depois foram divididas entre os fiéis).
Deus conserve a alegria e Fé que sentimos ao presenciar tão solene momento.
Amém! Amém! Amém!
Em tempo: Dia 15 é o Dia do Professor, e com muita alegria, nós, professores aposentados, sentimos que ainda somos lembrados.
Professor. A mola mágica que impulsiona a sociedade.
Seja aqui no nosso Brasil, seja na Itália, nos Estados Unidos, ou nos mais frágeis países da África ou da Ásia. Sem o professor como seria este mundo?
O Mestre é o caminheiro que abre os caminhos do saber para padres, médicos, engenheiros, advogados, agrônomos e todas as outras profissões.
Agradeço aos meus ex-alunos que se lembraram de me enviarem (pela internet) uma mensagem de carinho, que muito alegrou meu coração de 95 anos.
Fé, Paz, Amor, Prosperidade para vocês, meus queridos.
Vocês são jóias. Toninho da Jandira, você é como se fosse.
Abraços, abraços, muitos abraços.
Deus seja louvado.
Amém! Amém! Amém!


D.Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

Compartilhe este artigo