104 anos de Perdões: ”o feriado me atrapalhou”

8 de maio de 2017 10:52 1375

A segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalho, que devia ser dia do Trabalhador, me enganou, plenamente.12
Hoje, quarta-feira, me levantei, pensando ser terça. Pensei logo. Não estou muito boa da mão (dolorida) e nem dos pensamentos. Frágeis. Vou tentar. Já pedi ao Espírito Santo que me ilumine.
Nunca que subo até à Praça da Matriz, em festas durante o dia, porque muita claridade me atrapalha.
Vitória insistiu comigo, fomos. De carro. Chegamos em frente à casa do Sr. Lavico, avô de Alice Sandra, não deu para contornar o jardim, tal o número de veículos espalhados.
Descemos pela Rua Pe. João Valeriano e subimos pela Travessa Pe. João Valeriano, onde moram Sabina e Laura do Gaspar.
Lá em cima fizemos o caminho de volta. Passamos em frente minha casa, rua Cel. Augusto Alvarenga e subimos pela rua do Padre. Por sorte Vitória conseguiu uma vaguinha de uma carro que estava saindo. Eu, bastante desconsertada, por não conhecer ninguém, mas ninguém mesmo!
Fomos caminhando pelo centro do jardim, até que encontramos a Helga. Felizmente uma conhecida.
Demos uma prosinha, comentamos sobre a festa, que estava sendo realizada. Muita gente. Brincadeiras para crianças, não faltou.
Barraquinhas. Alimentos saudáveis, desde o insubstituível pastel, até o almoço saboroso.
Logo apareceu a Jaine, que estava contentíssima com o resultado da festa. Ela é a presidente do Rotary. Me convidou para irmos até a frente do Otaviano Alvarenga, tirar umas fotos para serem enviadas a um amigo, que graças à internet, pelo nome ela reconheceu. Delfinson Costa, que em 1960, foi colega de Jaine, e meu aluno, na 4ª série primária.
Lembramos dele com 10 anos de idade. O pai era Diretor do I.B.C. depois Delfinson foi embora e só agora tivemos notícias dele. Mora em Brasília, tem uma linda família e é Coronel reformado do Exército.
Se lembra muito do Nelsão.
Voltemos para o jardim. Com calma fui encontrando ex-alunos, colegas de magistério, amigos de meus filhos.
Vou enumerá-los. Se me esquecer de alguns, me desculpem, porque a memória, não está tão presente como antigamente. Vamos ver: João Batista e sua esposa Marta. Casal esse, sassaricando pra lá e pra cá. Gostei. Sentadas no murinho dos canteiros estavam: Maria das Dores, que foi candidata a Miss Perdões. Linda! Maria Regina que chegou de Brasília, no domingo. Não sei se ela vai ficar zangada comigo. Me disse que conquistou 4 fãs simpáticos e educados. Só não disse a idade deles. Maria Regina continua atraindo olhares. Alice Sandra que continua linda, foi Rainha do cinquentenário de Perdões. Olinda, simpatia a flor da pele, é a Diretora do Museu Joaquim de Bastos Bandeira.
Terezinha de Jesus. Não é a Terezinha dos 3 cavalheiros, não! É a Terezinha do Sr. Guilherme, que foi companheiro fiel do Sr.Júlio Geraldo, em viagens e nos trabalhos realizados aqui. A Terezinha é assim: Mora na Várzea dos Barbosa. Tem um quintal enorme e muitas flores. Não as oferece para ninguém. Só para festas religiosas. Outro dia mesmo Tóia e eu fomos em sua casa apanhar flores vermelhas (sinal de martírio) para enfeitar o andor de São Jorge. Ficou maravilhoso.
Além das flores serem para São Jorge, é também para Padre Jorge que ela aprecia muito.
Conversamos muito e senti falta e saudades do Dr. Sérgio.
Agora vamos falar do que gosto muito. Igreja.
Dia 1º de maio terminou a festa de São José, Padroeiro das Cohab I e II. Animadíssima.
Na véspera missa às 9 horas 30 minutos. O dia todo – Barraquinha com almoço, leilão de prendas e de gado, e show.
Na Paróquia Senhor Bom Jesus, ainda celebramos de 8 a 18 a festa de Nossa Senhora de Fátima.
De Nossa Senhora Auxiliadora, na Caridade. Tríduo e festa dia 7, domingo.
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, celebração da novena de Santa Rita, com final dia 6 com caminhada penitencial, saindo da Igreja do Rosário, até Igreja Santa Rita.
E dia 14 de maio, Dia das Mães, a Paróquia das Graças receberá a visita da Nossa Querida mãe Aparecida.
Vamos pedir a esses mediadores entre nós e Deus, para nos dar e ao mundo todo, muita Paz!
Amém! Amém! Amém!


Por Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

 

Compartilhe este artigo