106 anos de Perdões: As maravilhas de Perdões

11 de junho de 2018 14:18 1574

Como sempre faço de manhã, vou até o alpendre para ver o que está acontecendo ao redor de mim.
Contemplo o Céu, contemplo a terra, as casas, a rua, e dou graças por estar tudo normal. Não deixo de abrir a caixa do correio, retirar contas e boletos, pois é só isso que se usa agora, não contando a revista de Aparecida, uma vez por mês.
Hoje tive uma surpresa. Agradável, muito agradável. Abri. Um envelope. Endereço certo. Para mim. Selo e carimbo.
Vou ler, pra você, o que estava escrito na carta: ‘‘D. Alba, sou perdoense de nascimento e batismo. Quando completei 7 anos mudamos para o Sul de Minas e nunca mais tive notícias de Perdões. Agora, com 22 anos fiz vestibular e passei. Estou estudando na UFLA. Descobri que Lavras é pertinho de Perdões. Descobri que há alunos de Perdões na UFLA. Descobri a senhora.
Será possível o que desejo? A senhora, em sua coluna no VOZ, falar alguma coisa sobre Perdões? 7 maravilhas, por exemplo. 7 não, 6, porque uma delas serei eu. É sobre um rapaz que vejo todos os dias nos intervalos das aulas. É de Perdões. Sério, pouca conversa. Está sempre com seu computador, resolvendo não sei o que. É alto, aparenta ter 25, 26 anos. Usa óculos, o que não atrapalha seu charme. Com barba ele é bonito. Sem barba é lindo, maravilhoso! Suas fotos no Face, são retratadas por ele mesmo.
Na sexta-feira ele vai pra casa e eu fico esperando a sua volta.
D. Alba, nesta cartinha está uma das maravilhas de Perdões, H.J.B.M.
Meu nome é M.’’
Outra maravilha é a Igreja (com i maiúsculo) nem se pode imaginar que a Igreja de Deus, tenha tantos templos e tantos fiéis. O povo de Deus ou Igreja é educado para servir ao Senhor, Rei do Universo. Cada igreja tem seu Pastor. Seja a igreja do Rosário ou a Casa da Bênção. Todos nós vivemos como irmãos e não invejamos uns dos outros. A Igreja, povo de Deus é uma das Maravilhas de Perdões.
Uma outra maravilha, é única. Bela e sofredora imagem de Jesus na Cruz. Sangrando no corpo flagelado, causado pelo chicote e lanças… Ah! Se pudéssemos recolher aquele sangue sacrossanto. Sim! Podemos sim. Com o coração contrito, isento de todo mal, podemos minorar o sofrimento de nosso Deus, pelo seu Filho Jesus na Sagrada Eucaristia, que nossos sacerdotes ministram na Santa Missa.
Já disse certa vez no VOZ: Belíssima imagem do Senhor Bom Jesus, nosso Padroeiro, está de braços abertos, nos acolhendo no Altar-Mor da igreja Matriz.
A Santa Casa com toda sua beleza externa, construção feita de 1918-1921, com janelas abertas e enfeites está sempre recebendo e deixando a luz do céu entrar. Luz que vem de Deus, para orientar quantos lá trabalham.
Quanto bem faz a Santa Casa. Quanto sofrimento aliviado. Oscar Alvarenga, João Melo de Oliveira, Otávio Alvarenga, lutaram por essa criação. 1º médico Dr. Alcides, 1ª enfermeira Leolinda Lopes Siqueira – amo dizer que foi minha tia e Celina, cozinheira.
Tem todo tipo de hospital. Deus proteja sempre a Santa Casa e todos que lá dão seu trabalho. É maravilhoso isso!
A outra grande maravilha que Perdões possui é monumento ao Expedicionário Perdoense. Ele enfeita a Praça 1º de junho, desde 1964. É tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Perdões. A beleza maior do monumento está no desprendimento, coragem, heroísmo, amor a Pátria, exemplo de fé, de 10 rapazes que deixaram família, amigos, terra natal, para lutar em terra europeias, para salvar a Pátria de mãos estranhas. Levaram somente a mochila nas costas e Deus no coração.
Quem gosta de apreciar coisas belas e interessantes, quem lança um olhar em torno, vê montanhas (serras) mas será que as aprecia? Será que algumas lhes tragam lembranças? Do alpendre de minha casa, vejo uma. Apenas uma. É chamada Frango assado, pela aparência.
Sei que é uma linda serra. Metade é uma plantação. Talvez de café. A outra metade, uma pequena mata, que nos meses de agosto e setembro, salpicam de pontos amarelos. São os ipês que floresceram. Alegram nosso viver. De outros pontos da cidade, olhando para o sul, temos a Serra dos Montes, coberta por matas nativas. Possuiu um cruzeiro, onde a população de Perdões, em anos de “seca” (falta de chuva) ia em Romaria ou Procissão molhar os pés da Santa Cruz e muitas vezes voltavam molhados.
Ainda não terminou a serra dos Montes, começa a serra Filhos do Zé Maria.
É bonita com arbustos floridos. Vista panorâmica da cidade. É uma serra comercial. Lá estão as antenas da rede social e tanques da Copasa, para purificação da água que vem de nosso querido, majestoso Rio Grande (Represa do Funil).
Agora, quem vai ao Cerrado ou Cerradinho, depara com a serra que aos poucos ficou com o apelido de Serra do Lixão.
Não fique triste, não serra pelo apelido.
Você é útil demais e é isso que importa. Você faz a faxina da cidade e é também alimento. Caminhão, até de outras cidades, vão até você apanhar o que há de melhor. Os mais humildes catadores de papel, vão com apenas um saco plástico, procurando o papel que será vendido e transformado em alimento para os filhos. Uma cadeira com o pé quebrado, uma panela, só porque perdeu a alça são jogados lá, e recolhidos por quem pretende mobiliar seu modesto barraco.
Você alimenta, também, cães e urubus que convivem harmoniosamente com todos.
Você é querida e preciosa, só que você não sabe disso.
Outras duas serras que Deus fez unidas, gêmeas, em altitude superior a outras são: Serra do Sô Ovídio, que já por muitas vezes serviu de fundo para fotos da Matriz e a de Quenta-Sol, que logo ao amanhecer está enviando seu calor solar as pastagens.
Deus as fez unidas e o homem, pelo progresso as separou. É o desaterro para passagem da Rodovia que nos leva a Cana Verde, Campo Belo, e a infinitas distâncias.
A última serra nesta minha descrição, faz parte de nossa história. Capão das Flores. Ela é vista quando se vai a Lagoa ou Machados.
Histórica, porque de lá saiu a 1ª água potável, que o perdoense bebeu.
Pelos sulcos cavados na terra (regos) ou por canais feitos com bambus gigantes, Romão Fagundes levou essa água até a igreja do Rosário.Por coincidência as montanhas são 7. Vamos a última maravilha. Visão nova. Linda! Cheia de graça. Suponhamos: são 6 horas da tarde. Vamos cumprir nosso compromisso de Fé. Caminho do Centro de Perdões, para o bairro Lourdes. Passamos pelo túnel próximo ao Hotel Avenida. Tomamos a marginal até a Associação dos Caminhoneiros e vamos sempre por uma rua comprida, até avistar a igreja de Lourdes e São Francisco. Subimos os degraus da escada. São exatamente, 6h40 minutos. Vire… Dê as costas para a igreja. Surpreenda-se com o majestoso espetáculo em sua frente. Será que a Igreja subiu? Será que o Céu desceu? Cada luz a faiscar na terra, temos a impressão de estrelas no céu. São 7 horas. A Missa vai começar. Vamos agradecer pela maravilha desse lugar, desse céu na terra. Tudo muito sagrado. Só Deus mesmo!
Amém! Amém! Amém!


Por D.Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

Compartilhe este artigo