1ª Festa do Café na Comunidade do Machado Palestras, Concurso e Show

4 de dezembro de 2017 10:22 2108

Concurso Qualidade de Café da cidade de Perdões realizado pela EMATER/MG

No dia 25 de novembro foi realizada, na Comunidade Rural do Machado, no município de Perdões, a 1ª Festa do Café, organizada pela SEAPA – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da EMATER-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Prefeitura de Perdões e a Associação dos Agricultores Familiares do Machado.
O café é um símbolo da agricultura de Minas Gerais. O Estado é o maior produtor do país, responsável por aproximadamente 70% da safra nacional de arábica. Com uma área plantada com café de mais de 1.200.000 hectares, há fortes impactos na economia mineira, em questões sociais e ambientais.
Na programação as palestras:
9h – Adubação Lavouras Cafeeiras com Elter Rodrigues Vieira – Emater/MG
13h – Mercado de Cafés Especiais – Certificação com Edmundo Modesto de Melo – Emater/MG
15h – Saúde do Trabalhador – Riscos uso Agrotóxicos com Flora A.Castro – Emater/MG
À tarde, após o encerramento das palestras, Belchior Teixeira de Souza e Reinaldo Bortone divulgaram o resultado do Concurso de Qualidade de Cafés de Perdões – safra 2016/2017 e entregaram certificados aos produtores (fotos).
Em entrevista ao Jornal VOZ Reinaldo e Belchior destacaram que o objetivo geral desse concurso é ”contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade.” Participaram do concurso 34 cafeicultores com 34 amostras de cafés.
À noite foi realizado um show ao vivo com Zé Vigilato.
Apoio: Prefeitura Municipal de Perdões, Câmara Municipal de Perdões, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, Força Café, Café Brasil – Viça Café, Agrimap, Matria-Lavras e Agropecuária Carvalho.

RESULTADO DO CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS DE PERDÕES SAFRA: 2016/2017

A classificação da bebida foi adotado pela metodologia *SCAA – Specialty Coffee Association of America- Associação Americana de Cafés Especiais

Compartilhe este artigo