A VOZ DA IGREJA NA LITURGIA DOMINICAL

14 de fevereiro de 2016 11:15 1525

1º Domingo da Quaresma
“Libertação, Dom e Compromisso.”

Cristo nos mostra que a libertação é antes de tudo interior; devemos superar o egoísmo a busca desmedida dos bens materiais, a ambição desenfreada, a sede de posse, de domínio sobre os outros, a opressão, a ilusão do sucesso imediato, do consumismo sem limites…
Superamos tudo isso com a força do Amor que vem de Deus e de sua palavra que nos transforma em discípulos seus. Quando abraçamos a palavra de Deus por inteiro, Ela nos leva á lutar pele libertação da humanidade, das forças do mal: miséria, ignorância, ódio, violência, egoísmo, falta de amor, individualismo. Assim nos preparamos como um povo aberto ao anuncio e vivencia do evangelho, caminho para a perfeita e verdadeira liberdade.
Quaresma, preparação para Páscoa, que consiste na libertação de todos os vícios; da pressa, dos ruídos do mundo, das informações sem informação. Consiste principalmente na capacidade de compreender a presença dos outros, dos amigos, em cada encontro, na comunidade, na fraternidade.
O centro da fé Israelita é o fato Pascoal: Libertação do Egito – Dom da terra Prometida. O centro da fé cristã é: Paixão- Morte- Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é a nossa Páscoa definitiva, porque nos liberta, nos da todo bem que vem do Pai. A Eucaristia torna presente essa realidade e agradece ao Pai por ela. Pois: … O Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso trabalho, e a nossa opressão. Ele nos fez sair do Egito com mãos fortes e braço estendido, com grandes milagres e sinais prodigiosos. Ele nos conduziu a este lugar e nos deu esta terra onde corre leite e mel…” (Dt 26, 4-10)
Cantamos com o Salmista a resposta: “ Senhor, meu abrigo, minha fortaleza, meu Deus em quem eu confio.”
O texto paulino nos faz reconhecer que a causa de nossa salvação é o acontecimento Pascal realizado em Cristo: “ Quem Nele crê, não será confundido …” “ Ele é Senhor de todos…” todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”(Rm 10, 8-13). Sabemos que: “ Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”( Mt 4,4). Jesus como todos nós é tentado na fraqueza da carne, dos olhos na soberba da vida; somos vitoriosos com Ele, Nele, por Ele, na fidelidade a palavra de Deus, que nos diz: “ Não só de pão vive o homem …” “ Adoraras ao Senhor teu Deus e só a Ele prestaras culto”… “ não tentarás ao Senhor teu Deus.”(Lc 4, 1-13)
Tudo foi dito como hoje, porque “foi conduzido pelo espírito ao deserto e tentado pelo demônio,” como nós hoje…
Quarta feira de cinzas abriu-se para nós, as Portas da Misericórdia, do Deserto, da Quaresma. Quarenta dias dedicado a Oração, ao Jejum, a conversão, pela penitencia(confissão) .
A CAMPANHA DA FRATERNIDADE de 2016 é ECUMENICA, abraça todos os credos religiosos. Tem como tema “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.”
Lema – QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO QUE NÃO SECA.” Chamando atenção para o Saneamento Básico, um direito fundamental de todos; empenhando-nos, á luz da fé, por políticos e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de NOSSA CASA COMUM.
Queremos comprometer-nos com a integridade de nossa terra, nosso planeta, nosso chão. Neste Ano Santo da Misericórdia, voltamos nosso coração para Deus: “MISERICÓRDIA SENHOR, POIS PECAMOS.”
Uma coisa é certa:
O Saneamento, em primeiro lugar tem que ser feito no próprio coração!
“Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido”… e minha boca anunciará vosso louvor!”
Amém!

Reflexão extraída do Missal Dominical
Margarida Maria

Compartilhe este artigo