Slide Show


 

Banner

Administração Pública

Publicado em: 15/05/2016 às 16:27 - Categoria Opinião
Total de visualizações: 637

Hoje em dia o que mais escutamos é a palavra Administração Pública, e sem saber o verdadeiro significado acabamos usando essa palavra de forma errada.
Administração pública é um órgão que procura satisfazer as necessidades da sociedade, como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
A administração direta é exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nesse caso, os órgãos não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio, nem autonomia administrativa.
Diferentemente da administração direta; na administração indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar.
A concessão que o Estado dá ao concessionário deve ser feita sempre através de licitação, um processo de análise das propostas mais vantajosas para o Estado, significando, portanto, uma medida de uso racional dos recursos públicos. A administração indireta visa à descentralização, ou seja, a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica.
Então presume-se que uma boa Administração Publica é formada de pessoas de bom caráter e que querem o melhor para a população. Pois muitas vezes ouvimos ou lemos em jornais, revistas e rádios sobre fraudes em licitações, sendo que para haver uma boa administração necessita de recursos e esses recursos são realizados com verbas, que devem ser bem direcionadas.


Por Mirella Oliveira

 


MAIS LIDAS


anuncie