Alba Rezende Bastos – uma mulher além do seu tempo

27 de março de 2017 9:50 1213

Uma homenagem da equipe do Jornal VOZ

Nessa edição, a nossa matéria de capa é para homenagear uma mulher que merece destaque na história de Perdões.
Hoje, dia 27 de março, é um dia muito importante para todos nós.
Comemoramos os 96 anos de Alba Rezende Bastos, professora aposentada e colunista do Jornal VOZ desde o início de 2012, quando iniciou suas crônicas sobre os 100 anos de Perdões, o que deu ‘nome’ à sua coluna.
Recentemente (dezembro/2016) foi lançado o seu livro: ‘‘As veredas de Alba nos barcos da vida’’
Biografia de Alba: Nasceu em Perdões no dia 27 de março de 1921. Filha de José Resende Sobrinho e Elvira Lopes de Resende. Fez o curso primário no Grupo Escolar “Otaviano Alvarenga”, em 1933 e o Curso de Admissão no Colégio São José, em Perdões, no ano de 1935. O Curso Normal foi feito em Três Corações, na Escola Normal “Sagrada Família”: 1936-1938.
Casou-se com José de Bastos Filho no dia 31 de julho de 1943, na Igreja do Senhor Bom Jesus, em Perdões. Tem 10 filhos, 21 netos e 12 bisnetos. Iniciou o ofício de professora no Instituto Dom Bosco em Perdões. Foi professora do Grupo Escolar “Otaviano Alvarenga”, de 1939 a 1970. Catequista e dirigente da Missa das Crianças, em Perdões. Fez parte da diretoria do LATEMP, APAE e do Clube Campestre. Professora da Escola Doméstica “Sagrada Família”. Diretora Social Cacique Clube e do Comitê Contra a Fome e a Miséria. Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Perdões.
Durante muitos anos esteve à frente da Exposição de Fatos e Fotos, evento que fazia parte da programação do aniversário da cidade de Perdões.
Atuante e sempre presente nos eventos da Igreja Católica.
No Jornal VOZ, suas crônicas, textos, artigos, poesias, narrações de ontem e hoje prendem a atenção dos(as) leitores(as).
Ela se expressa com franqueza e sensibilidade!
Parabéns Dona Alba!
Que Deus continue iluminando sempre todos os seus caminhos e suas ações!

Compartilhe este artigo