Amai vossos inimigos

8 de maio de 2016 16:48 2400

No Evangelho de Mateus cap.5, versículo 43 a 47, Jesus disse: ‘‘Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo’’.
Eu, porém vos digo: ”Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está no céu; porque faz que o sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois se amardes os que vos amam, que galardão havereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?”
Nós todos, durante nossa jornada terrena, por mais que nos esforcemos em algum instante de nossa vida faremos algo que magoará nosso irmão, se esta pessoa por nós ofendida já estiver esclarecida sobre as imperfeições humanas, certamente não tomará como ofensa a nossa atitude infeliz, mas se ainda não se libertou de seu orgulho se sentirá atingida e pode em determinados casos se transformar em um inimigo, o sentimento de mágoa e ressentimento se instalará em seu coração e fechará a porta da reconciliação.
Não existe nada mais triste do que ter um inimigo, pois fica dentro do coração algo mau resolvido, especialmente se este for um ente querido como um pai, uma mãe, um irmão, um amigo, como é triste passar por alguém que já nos foi caro e ver que ele não nos olha, que evita até mesmo passar próximo de nós, que nossa presença lhe causa desconforto.
Quantas pessoas estão hoje vivendo crises de depressão, de angústia, carregam no peito uma tristeza imensa porque lhes falta aquele alguém especial que hoje é chamado de inimigo.
Disse também Jesus- ”reconcilia com teu adversário enquanto caminha com ele sobre a terra.”
Esta advertência do Mestre deve ser sempre seguida por nós, pois quantos estão hoje lamentando não terem se reconciliado com seu desafeto e não tem no momento mais esta oportunidade, pois seu inimigo está morto fisicamente, a importância do perdão é muito grande pois só perdoando retiramos a bagagem pesada que carregamos de mágoas e ressentimentos.
Quando o que aconteceu foi muito grave e não há possibilidade de reconciliação, devemos mesmo assim perdoar para não guardar dentro do nosso coração sentimentos negativos que só nos fazem mal.
Podemos perceber que o sofrimento pelo qual a humanidade ainda passa é resultado da falta de amor, os conflitos e a dor se instala porque ainda opera entre estes povos a inimizade, diferenças separam pessoas por suas escolhas que deveriam ser livres, mas porque que estão presas a padrões sociais geram guerras e desigualdade .
Quando o verdadeiro amor se manifesta em nós, a palavra inimigo deixará de existir, e a verdadeira fraternidade se instalará na terra, então habitaremos todos numa só casa, onde todos cuidarão uns dos outros, não haverá mais sentimentos como a inveja, a maledicência, o ciúmes e tantas outras imperfeições que ainda carregamos dentro do coração.
Que possamos buscar evoluir espiritualmente tentando cumprir a lei de amor e caridade ensinada pelo Mestre Divino – “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”e se por ventura ainda possuirmos algum desafeto ao qual ainda chamamos de inimigo, amemos também este irmão com o mais imenso amor.

Por Ivone Castro


Centro Espírita Harmonia e Fé
Rua Dr.Francisco Martins de Andrade,187-Centro- Perdões/MG
Reuniões:
Às terças-feira: 19h30min
Às quintas-feira: 19h30min
Primeiro e terceiro domingo do mês: Tratamento – às 7h30min

Compartilhe este artigo