Associações de Proteção aos Animais unem-se para reduzir o número de animais de rua, o abandono e os maus tratos

14 de novembro de 2016 9:03 962

Um dos problemas que aflige a população é a questão dos animais abandonados nas ruas, principalmente cães e gatos.
Sabemos que ainda falta maior atuação dos órgãos públicos, mas o problema já está sendo minimizado com a criação de associações dos protetores aos animais.
Em 9 de dezembro de 2011, foi realizado na Câmara Municipal a Assembleia Geral de Fundação da APAP – Associação dos Protetores aos Animais de Perdões. Entidade filantrópica de direito privado sem fins lucrativos.
A criação da associação é uma antiga reivindicação da comunidade, e assim com o empenho de voluntários e colaboradores foi criada essa associação, com a finalidade de buscar soluções para vários problemas que eram enfrentados neste setor.
Entre os objetivos estão: reprimir e punir atos de abuso e crueldade; diminuir o índice de abandono; diminuir a população dos cães de rua; conscientizar e reeducar a população; incentivar a adoção de cães e gatos e possibilitar atendimento médico veterinário aos animais de rua.
Essas entidades formam um conjunto cada vez maior de protetores de cães e gatos – entre outros bichos – mostrando que todas as formas de vida merecem respeito, atenção e o direito ao bem-estar.
Os voluntários e apoiadores lutam ativamente pelos direitos dos bichos, ajudando tanto na divulgação de informações valiosas sobre os cuidados, quanto na elaboração de projetos.
A APAP esteve presente e atuando junto aos voluntários que formaram a diretoria para a ARPAA – Associação Ribeirense de Amparo e Proteção aos Animais localizada em Ribeirão Vermelho e a APACV – Associação dos Protetores dos Animais de Cana Verde. É uma tarefa árdua e que exige bastante daqueles que lutam por essa causa, pois esse trabalho pede a presença e a atuação constante.
É importante frisar novamente que a realização de campanhas educativas, com a finalidade de estimular o amor e o respeito aos animais e a orientação quanto às suas necessidades básicas; divulgação de leis que protegem os animais e seus direitos e também lutar por seu aprimoramento através do encaminhamento de propostas legislativas; viabilização de assistência a animais, inclusive àqueles pertencentes à população de baixo poder aquisitivo, através de consultas e esterilizações cirúrgicas em clínica veterinária.
A APAP e o Jornal VOZ estiveram presentes no último dia 6, domingo, no evento realizado pela APACV no Poliesportivo Juca Barbosa – BinCão Beneficente, com show ao vivo com a cantora Aurianna Brás, da cidade de Cristais. A renda será revertida para a Associação de Cana Verde.
Parabéns a todos os envolvidos nessa causa!

2

Compartilhe este artigo