Através de rede social, neta localiza familiares do avô perdoense após 67 anos de ausência na cidade

22 de janeiro de 2018 10:01 2710

O que o tempo e as circunstâncias da vida separou por quase sete décadas, a rede social em minutos aproximou familiares com um simples “digitar” e “comentar”.
No último dia 13, sábado, o Sr. José Cardoso Serra, 84 anos, perdoense, reviu irmãos e familiares, após 67 anos de ausência da cidade. Na oportunidade conheceu outros familiares, nascidos após a sua partida de Perdões, quando tinha apenas 17 anos, e foi trabalhar na cidade de Campos Altos.
O encontro foi muito emocionante, quando foi recebido com carinho na companhia de filhos e netos que viajaram com ele. Foi recepcionado, além dos familiares de Perdões, pela imprensa – Alternativa TV, EPTV e Jornal VOZ, que o entrevistaram para conhecer sua história.
O Jornal VOZ o entrevistou na casa de uma das suas sobrinhas no Bairro Serra dos Montes.
Atualmente o Sr. José mora na cidade de Araxá e sua neta Lorena Serra, da mesma cidade, postou em uma página de anúncios de Perdões no Facebook o seguinte comentário: “Procura-se! Sei que aqui não é lugar, mas o meu avô tem 84 anos e saiu de Perdões com 17 anos e nunca mais viu seus irmãos. Meu avô chama-se José Cardoso Serra e seus irmãos se chamam Mozart, Délio, Nathália, Iva e Diva. Se alguém conhecer, me avise, pois o sonho dele é rever seus irmãos. Obrigada e qualquer coisa chama inbox”.
Durante a entrevista, além de Lorena, estava ao lado do Sr. José, o seu filho Sebastião (pai de Lorena).


O perdoense nos conta que foi embora porque não aguentava mais ver seu pai maltratando sua mãe e assim procurou outro caminho, indo primeiramente trabalhar na cidade de Campos Altos, depois foi para a cidade de Pratinha, onde conheceu D. Manuelita e aos 19 anos casou com a mesma.
A neta Lorena destaca que o avô sempre quis visitar Perdões, mas como a cidade cresceu e ele perdeu o contato, o tempo foi passando. Seu José fica na fazendo, mas como ultimamente está ficando na casa do pai de Lorena, essa perguntou ao avô os nomes dos irmãos que moravam em Perdões.
Sr. José é pai de 7 filhos: José, Sebastião (foto), João, Lazara, Aparecida, Vicente de Paula e Cleonice.
Lorena fez a postagem, e a sobrinha do Sr. José, Ingrid foi quem viu, passou para outra sobrinha, Helena. A neta conversou com as duas, também com Rosilena e Conceição. Trocaram os números de WhatsApp. Assim Lorena ficou sabendo que três irmãos do Sr. José já haviam falecido.
A neta relembra que recebeu um áudio de Helena (Perdões) e todos se emocionaram muito.
Sr. José relembra que antes de partir, morava na roça, Fazenda São Gonçalo.
Lorena usou o anúncio para procurar os familiares de Perdões em três grupos de vendas e anúncios do Facebook e está muito feliz com o resultado, assim como todos os familiares.
Uma história real com final feliz.


Reportagem: Regina Bertoni

Compartilhe este artigo