Buracos nas ruas de Perdões podem causar acidentes

4 de dezembro de 2016 12:41 2825

Um dos problemas a serem resolvidos na cidade de Perdões são os buracos no asfalto ou à beira das calçadas que ficam semanas e até meses, deixando em alerta a população, motoristas de caminhões, motoristas de carro de passeio, motociclistas e motoqueiros.
Inversamente encontramos os bueiros com muito lixo ou tampados por moradores e comerciantes.
Algumas ruas tiveram a manutenção do setor de Obras da Prefeitura, outras são resultado obras da companhia de água.
A questão é o tempo que se demora para o conserto ou manutenção.
Finalmente na última quinta-feira(1º) foi consertado um buraco próximo à calçada da Rua Francisco Martins de Andrade, que além de ter calçadas armadilhas, havia mais um perigo de alguém cair no buraco e muitos pedestres estavam reclamando.
Infelizmente há ruas que não aguentam o peso de grandes caminhões e mesmo com a Prefeitura realizando operação tapa buracos em pouco tempo precisa de manutenção novamente.
Há ruas que não receberam a atenção necessária, nem da Prefeitura, nem da Copasa e mesmo quando ‘arrumadas’ ficam elevações no asfalto que trazem prejuízos pelos danos causados nos veículos.
Buracos de um lado e do outro lado os bueiros entupidos ou a falta deles.
Nesse caso não é cobrar apenas da Administração, mas dos moradores que ao jogarem lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e ruas, contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros. Isso provoca alagamentos e revela o descuido de algumas pessoas com a limpeza das ruas e o aspecto visual da cidade. Quando chove, o lixo e demais materiais depositados nas ruas são arrastados e se acumulam junto às bocas de lobo e impede a vazão da água. Com os alagamentos, se ampliam as chances da água da chuva invadir calçadas e até mesmo moradias.
Uma moradora do Bairro Palestina salienta que, nos dias de chuva, parte do lixo e demais resíduos jogados nas ruas vai parar nos bueiros, como na esquina da Rua Ciríaco Capitalucci. ‘‘Isso ocasiona o entupimento das bocas de lobo. Seria melhor se tivesse algum tipo de limpeza”, cita. Apesar disso, analisa que a solução para o problema depende, em grande parte, da conscientização das pessoas para que não joguem lixo nas ruas, ou mesmo não coloquem seus sacos de lixos nas esquinas, sendo que o caminhão passa na porta da casa.
Segundo a moradora do Bairro Vista Alegre é nos dias de chuva que constatamos que os bueiros, em geral, estão entupidos, pois não conseguem dar vazão à água da chuva. Além da colaboração das pessoas para manterem as ruas limpas, deveria haver algum serviço de limpeza e manutenção dos bueiros. Todos nós devemos recolher o lixo, após varrer as calçadas.
A nossa reportagem verificou que tanto em bueiros como os espalhados nas ruas há o acúmulo de restos de materiais de construção como areia.
O objetivo do bueiro é a captação de águas pluviais, mas ele estando totalmente obstruído compromete toda a galeria. A população pode ajudar a evitar entupimentos já que nas limpezas o que se vê é lixo jogado de forma incorreta. São plásticos, material orgânico, restos de obras, madeiras e outros materiais que bloqueiam o escoamento da água e provocam os alagamentos. Existem pontos da cidade que ainda não tem bueiro.
Todas as ruas de Perdões merecem o mesmo tratamento de manutenção e algumas colocam em risco a segurança dos motoristas e do pedestre.

19

 

Compartilhe este artigo