Cana Verde participa da 1ª Feira de Mulheres no Campo

27 de novembro de 2017 11:14 1070

Nos dias 09 e 10 de novembro aconteceu em Belo Horizonte a 1° Feira Mineira de Mulheres do Campo, cujo principal objetivo era contribuir para a inclusão produtiva e a promoção da autonomia econômica da mulher trabalhadora do campo.
O evento reuniu 50 empreendimentos de mulheres de comunidades rurais e urbanas, além dos assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas.
Ciente da importância do evento, a Prefeitura de Cana Verde organizou transporte para que mulheres do município pudessem ir à feira e assim se inspirassem com produtos e ideias de trabalho.
Além disso, a quitandeira Simone do Na, da Comunidade Cachoeira, foi uma das mulheres selecionadas para expor seus produtos. “Fiquei muito feliz de poder participar. Espero que tenha sido a primeira de muitas”, diz Simone, que na feira vendeu aproximadamente 70 kilos de produtos caseiros, típicos da região.
Para o Governo Municipal foi de extrema importância poder proporcionar às mulheres a experiência de conhecer outras trabalhadoras do campo e seus produtos comercializados.
Foi a primeira vez que Belo Horizonte recebeu uma feira de agricultura familiar organizada exclusivamente por mulheres do meio rural. A iniciativa foi uma forma de atender às demandas históricas dos movimentos sociais ligados às mulheres do campo, além de contribuir para o enfrentamento dos problemas relacionados à questão de gênero, uma vez que dando visibilidade à classe feminina, o evento deu incentivo às agricultoras.


Renata Souza

Compartilhe este artigo