Cersam comemora com muitas atividades o Dia da Luta Antimanicomial

25 de maio de 2016 17:46 1221

Na última quarta-feira (18), às 13h, no Clube Campestre, a equipe e os usuários do CERSAM-Perdões comemoraram o Dia da Luta Antimanicomial com muitas atividades, passando uma tarde agradável para registrar essa data.
Nesse 18 de maio, a manifestação do Cersam, revisita a história para reafirmar o direito a vida em plenitude e para sustentar os princípios do Sistema Único de Saúde principalmente o princípio da universalidade nesse tempo que nós estamos de retrocesso em todas as políticas sociais.
Considerando o SUS em seu conceito amplo, o direito ao trabalho, ao lazer, a moradia e a cultura.Essa escolha vem no sentido de fortalecer a construção de um outro mundo possível, mais justo, igualitário, digno, acessível a todos, principalmente aos que têm mais dificuldade de conviver em sociedade, corroborando para as transformações sociais pelas quais lutamos.
O Sistema Único de Saúde, deve ser sensível à diferença e sensível a carência social no qual muitas pessoas estão inseridas.
No ano de 1987 houve um encontro dos trabalhadores de Saúde Mental em Baurú e neste encontro saiu o tema ” Movimento da Luta Antimanicomial” por uma sociedade sem manicômios, desde então ficou estabelecido o 18 de maio como o dia Nacional da Luta Antimanicomial, para sinalizar o correr da Luta para uma conquista inadmissível contra os maus tratos, contra as torturas, contra as condições de miséria de tratamento moral em que eram submetidos os portadores de sofrimento mental.
Dando lugar a um espaço de tratamento aberto, onde a loucura pode conviver com a sociedade, onde haja o resgate da cidadania que muitas vezes foi perdida nesse processo de internação.
O Cersam faz parte desse projeto, um projeto de serviço aberto, oferecendo tratamento intensivo junto com o usuário e familiares e contando com uma equipe interdisciplinar
Em alguns casos, o usuário permanece no Cersam o dia todo, recebendo cuidados médico, de enfermagem, psicológico, alimentação, transporte, medicação supervisionada, oficinas terapêutica onde podem desenvolver suas habilidades e suas potencialidades para que o tratamento seja efetivo.

Compartilhe este artigo