Doutrina Espírita: Mau humor

13 de março de 2016 11:36 4372

Queridos leitores, quem nunca na vida teve seu dia de mau humor, aquele dia em que tudo parece não estar no lugar, que nada funciona direito, que mesmo que o sol esteja brilhando, parece que o dia está cinzento, este é o estado de mau humor que se manifesta sem que saibamos o porque, mas que se apossa de nós, e se não reagirmos imediatamente pode tomar proporções alarmantes e desastrosa. Esta sensação de desconforto que o mau humor traz, faz com que se enfraqueça o nosso poder de raciocínio e quase sem perceber, vamos distribuí- lo por onde passarmos. O mau humorado é facilmente reconhecido pela sua cara amarrada, onde não se vê sinais de um sorriso, cenho carregado, olhar interrogador, palavras resumidas, este é seu perfil.
O mau humor é contagioso, pois quem está por ele contaminado, sai distribuindo seu vírus, como é triste no ambiente de trabalho a convivência com alguém mau humorado, fica um ambiente carregado, onde todos têm medo de falar, de sorrir, o trabalho não rende , quando uma mãe, um pai, ou um filho se reúnem onde este sentimento está, pode ter certeza haverá aí algum tipo de desentendimento, pois é isso que o mau humor espalha.
Precisamos tomar cuidado para que este sentimento não se torne para nós um hábito, pois se isto acontecer, nossa vida vai se tornar bem difícil,e nossa convivência com o outro pode se tornar um problema. Outro dia fui cumprimentar uma pessoa e ao dizer bom dia, ele me respondeu: “só se for para você, porque para mim, o dia está uma porcaria” – vi de imediato que o querido irmão não estava no seu melhor humor, nós, muitas vezes nos sentimos assim ,mas a culpa é de quem? Nada tinha feito, pois acabara de encontrar com a referida pessoa, então a causa só poderia estar nela própria. Qual seria? Muitas, não tenho dúvida e não era coisa de agora, ali deveria estar mágoas, decepções, tristeza, perdas emocionais, desvios morais, uma enorme quantidade de coisas mal resolvidas.
Na vida devemos aprender a buscar o equilíbrio, a serenidade para resolvermos nossas dificuldades, pois só este é o caminho, quando somos provocados, geralmente cedemos a energia negativa do momento e reagimos com raiva ou violência. Outro dia houve um problema com um show de um cantor aqui em Minas Gerais, ele começou atrasado a sua apresentação e o público cansado de esperar, começou a vaiá-lo, ele entrou na onda e foi um espetáculo deprimente com agressões dos dois lados, tudo poderia ter sido diferente se na hora que foi vaiado, tivesse ele pedido desculpa pelo atraso e convidasse os participantes para a alegria que seria aquele encontro, ele quebraria a energia negativa e tudo correria bem, citei este exemplo para mostrar que podemos reagir de forma diferente, não cedendo lugar para o mau humor que vez ou outra vem ao nosso encontro.
Pessoas com mau humor contínuo geralmente se tornam solitárias, pois ninguém nos dias de hoje se presta a ser mau tratado, estamos aqui no eterno aprendizado, busquemos então fazer o nosso melhor, esforçando para aperfeiçoar nosso espírito,na convivência fraterna, no respeito e amor ao próximo, esta é a chave que abrirá para nós a porta de paz interior, porta esta que só abre pelo lado de dentro, bate a porta de nossa vida todo tipo de visitante, mas entrará somente aquele que for permitido por nós.


Por Ivone Castro

 

Compartilhe este artigo