Doutrina Espírita: Reflexo da Alma

25 de maio de 2016 18:00 1862

A busca de paz e serenidade é uma constante em nossa vida, cercado de tecnologia e conhecimento o ser humano vive conflitos existenciais e uma insatisfação espiritual que parece não ter fim.
Ao longo do tempo as leis morais são oferecidas como base para que o homem possa modificar sua atitude egoísta e despertar para as verdades espirituais.
Todos nós somos responsáveis pela paz e progresso deste mundo, somos elos de uma grande corrente que quando fortalecida pelo amor jamais pode ser quebrada, para fazer parte desta corrente é preciso mudar conceitos, durante muito tempo foi dito que o mais forte era aquele que tinha mais poder, mas ficou provado que o poder acaba, e vimos muitos poderosos ser destruídos por seu poder, tentou-se então usar de simplicidade e os simples foram esmagados, perguntamos então o que fazer para ter paz e serenidade.
A mais de dois mil anos caminhou pela terra um espírito amoroso, justo, caridoso chamado Jesus, Ele pregou e viveu a paz, por mais que tenha sido caluniado, perseguido, desprezado, nunca deixou que isto lhe enfraquecesse o ânimo e sempre seguia em frente, suas lições de amor ecoam através dos milênios como um convite a nós seus irmãos para que sigamos pela mesma estrada. Todos nós já temos conhecimento das leis morais e do princípio cristão.
Se queremos ter paz e serenidade devemos colocar de lado nosso orgulho e nossa vaidade, pois estes são dois sentimentos que nos atrapalha na caminhada evolutiva, se queremos seguir com Jesus, devemos então começar a exercitar estes conhecimento e não nos deixar contaminar pela mágoa, rancor e inveja.
Muitos falam que aceitam Jesus como mestre e senhor, mas na hora do testemunho verdadeiro se mostram ressentidos, decepcionados, frustrados, principalmente se não são escolhidos ou postos em evidencia diante de algum acontecimento seja no lar, no templo religioso que frequenta ou mesmo diante da sociedade .
Aquele que verdadeiramente entendeu a mensagem do mestre não da importância ao lugar que ocupa onde quer que esteja, o importante para ele é participar e colaborar para o progresso da humanidade, não quer ser destaque em nada, e se não é convidado ao auxílio coletivo auxilia individualmente em silêncio e discretamente.
Quando trazemos dentro de nós sentimentos conflitantes refletimos no corpo e no espirito por meio de enfermidade e desequilíbrio psíquico.
Se nós já optamos por seguir os ensinamentos do Divino Mestre, então chegou a hora de fazer isso verdadeiramente, pois parece que muitos de nós só aparenta estar seguindo, pois ainda se vê muitas pessoas cheias de tristeza em seus corações e se afastando de um caminho onde encontrariam com certeza a serenidade e a paz que procuram, este caminho é amor incondicionalmente, sem esperar reconhecimento nem agradecimento, saber relevar as imperfeições do outro lembrando que nós também carregamos as nossas, não ceder diante de provocações, intrigas, insinuações maldosas, pois pessoas ainda usam destes meios para atingir o outro, seguir Jesus e continuar caminhando mesmo que o caminho seja difícil.
Quando deixarmos este planeta levaremos somente o que praticamos, busquemos então amar, busquemos a paz e a serenidade para ter o melhor dentro do coração quando tivermos que voltar para uma das moradas do Pai.

Centro Espírita Harmonia e Fé
Rua Dr.Francisco Martins de Andrade,187
Centro- Perdões/MG


Por Ivone Castro

 

Compartilhe este artigo