Envelhecer

20 de junho de 2016 11:25 1259

DOUTRINA ESPÍRITA

Tem pessoas que têm pavor só de pensar que estão envelhecendo, tentam retardar ao máximo serem atingidos pelo desgaste natural que o tempo traz a todos, recorrem a cirurgias plásticas, botox, cremes rejuvenescedores, etc…
Porém pode-se enganar o tempo corrigindo seu efeito sobre o corpo, mas esta luta será perdida, pois o tempo é implacável. Esta questão do envelhecimento tem um aspecto muito mais preocupante que o desgaste da aparência, é a preocupação do que acontecerá conosco quando envelhecermos, e falando francamente com o que presenciamos em relação à pessoa idosa, temos mesmo que pensar em preparar nosso futuro para enfrentar este momento em nossa vida.
Já há algum tempo foi criado o Estatuto do Idoso, um conjunto de leis que tentam assegurar respeito, amparo e proteção à pessoas que com seu trabalho cuidaram de seus entes queridos e contribuiram para o progresso do nosso País.
Infelizmente esta contribuição é esquecida pela família e pelo Estado, pois muitas famílias abandonam seus idosos em asilos ou casas de repouso e o Estado não retribui como deveria o trabalho prestado, pois quando se consegue aposentar depois de anos o salário geralmente não corresponde ao que lhe é de direito, é sempre reduzido, muito abaixo do que se recebia quando em atividade ou seja trabalhando.
Passando por tudo isso há um ser humano que durante uma vida amou e cuidou de seus entes queridos, o mais triste na velhice é o abandono. A pessoa idosa é tão frágil como um recém nascido só que com uma diferença, ela já deu sua contribuição diante da vida, por isso devemos ao idoso nosso respeito, nossa proteção, nosso amparo, principalmente em suas horas de dor, nossa oportunidade de retribuir tudo que recebemos de nossos idosos se apresenta no momento de sua enfermidade, da sua necessidade de maior cuidado.
O idoso precisa e merece um ambiente sem conflitos – ficar protegido de problemas os quais ele não pode mais solucionar – ele precisa de um ambiente harmônico e de paz.
Nossos idosos não pedem de nós como família e sociedade algo impossível de ser concedido, eles só querem de nós um pouco de amor, de respeito e de proteção, lembremos nós que nosso corpo é como uma veste, que recebemos novo, vistoso, bonito e cheio de brilho, mas que como uma veste ele também se gastará e se tornará desbotado, puido, poderá receber vários remendos, mas no fim das contas chegará num ponto em que a única solução será jogá-lo fora para substituí-lo por outro, assim é a vida, justa para com todos .

Centro Espírita Harmonia e Fé
Rua Dr Francisco Martins de Andrade, 187 – Centro
Reuniões:
Terça-feira – Estudo
Quinta-feira – Reunião pública às 19h30min

Compartilhe este artigo