Gravação revela suposta fraude no Concurso Público de Perdões

11 de abril de 2016 12:07 2028

Antes da revelação do áudio, o MP já havia instaurado Procedimento Investigatório diante de muitas delações anônimas e algumas formalizadas. E a Câmara Municipal
de Perdões recebeu a denúncia do áudio e também por escrito. O próximo passo é instaurar a Comissão Processante. O Jornal VOZ esteve na reunião da Câmara e também entrevistou o Promotor de Justiça

Na 33ª Reunião Ordinária do dia 4 de abril na Câmara Municipal de Perdões, após a leitura da ata e projetos, o cidadão Ricardo Alvarenga se pronunciou na tribuna do povo, para apresentar aos vereadores um áudio com uma conversa, entre duas pessoas (Maicon Rezende e Renan Siqueira, esse filho do atual prefeito de Perdões, Fernando Jaques Siqueira) que revela uma suposta fraude no último concurso realizado em Perdões no dia 10 de janeiro de 2016. Entregou também para a presidente da Casa, Keila Alves Cardoso e os vereadores, folhas impressas com a transcrição do diálogo, destacando que uma cópia já está nas mãos do Promotor.
Durante o diálogo, além de revelar alguns nomes que segundo ele, foram beneficiados, o indagado cita o mal procedimento da empresa que realizou o concurso.
O presidente da Associação ”Por uma Perdões Melhor”, Aderlei Freire, questionou como será o procedimento da Câmara para o processo de cassação do prefeito.
A presidente da Câmara, vereadora Keila, disse que a Casa não se ausentará de seus deveres e segundo ela, iria convocar sua assessoria jurídica, e em reunião analisaria o que tem em mãos.
Assim ela convocou uma reunião com os vereadores e a assessoria jurídica para o dia 07 de abril, quinta-feira, às 17h, e postou na página do facebook da Câmara Municipal de Perdões que já convocou uma Reunião Extraordinária para o dia 13 de abril, quarta-feira, às 19h30min.
Alguns vereadores sugeriram a anulação do concurso, no que a presidente da Casa informou que quem faz a anulação do concurso é o Ministério Público.
A assessoria jurídica da Câmara, Dr.Moura, citou que a denúncia deve seguir os artigos 4º e 5º do Decreto 201 de 1967( http://jornalvoznet.com.br/bomba-cidadao-de-perdoes-revela-prova-sobre-suposta-fraude-em-concurso-publico-de-perdoes/).
Alguns minutos após o término da reunião do dia 04 de abril, esse era o principal assunto nas redes sociais de moradores de Perdões e região. Inclusive outros estados do Brasil.
Na terça-feira(5) a transcrição da conversa entre Maicon e Renan era compartilhada no whatsApp e facebook pelo internautas.
Na quarta-feira (6) o próprio Maicon, compartilhou o áudio em grupos fechados, explicando suas razões pela atitude. Logo, esse áudio era compartilhado por muita gente.
Nesse mesmo dia, Aderlei e Delúbio da Associação Por uma Perdões Melhor, estiveram com o Promotor, Dr.Vladimir Sossai.
Na quinta-feira (7), Ricardo Alvarenga entregou a denúncia por escrito da suposta fraude do Concurso Público.
A reportagem do VOZ entrou em contato com a presidente da Câmara de Perdões, Keila Cardoso que nos informou: ” Recebi das mãos do Sr. Ricardo Alvarenga a denúncia por escrito da suposta fraude do concurso público.
Gostaria de comunicar à população de Perdões que nós tomaremos todas as providências necessárias começando com a instauração da Comissão Processante.”
Nesse mesmo dia, o presidente da APPM, Aderlei José Freire, também protocolou uma denúncia escrita para que a Câmara tome as providência cabíveis.
O Jornal VOZ entrevistou o Promotor, Dr.Vladimir Sossai, na quarta-feira (6) que nos informou que foram inúmeras delações, na sua maioria anônimas e conforme informação da oficial Milena, 06 (seis) denúncias com identificação do denunciante.
Jornal VOZ: Diante da apresentação desse áudio, qual será o passo do MP?
Dr.Vladimir Sossai:Serão inquiridas as pessoas mencionadas no áudio e encaminhada cópia do inquérito civil ao Procurador Geral de Justiça, a quem compete a investigação na esfera criminal, tendo em vista os indícios em face do Prefeito Municipal. Foram requisitados documentos à empresa que realizou o concurso.
Jornal VOZ: Qual é a orientação que podemos passar para os candidatos que realizaram o concurso para que se possa agilizar as ações da justiça?
Dr.Vladimir Sossai: A Justiça vai apreciar a questão respeitando os prazos e procedimentos previstos em lei.
Jornal VOZ: Alguma informação que considere importante levar aos leitores e população?
Dr.Vladimir Sossai: O setor jurídico do Município informou ao Ministério Público ter recomendado ao Prefeito Municipal a suspensão das nomeações e o afastamento do Secretário de Assistência Social.
O Ministério Público, após as diligências necessárias, ajuizará ação com os requerimentos devidos, sendo que não se pretende postular a anulação total do concurso, em princípio, já que a maioria dos candidatos não teria sido favorecida pela suposta fraude.
*****
Nesse mesmo dia, Renan Siqueira publicou na página do facebook da Prefeitura de Perdões, um esclarecimento informando que pediu exoneração do cargo de secretário municipal de Promoção Social, Trabalho e Emprego.
O Jornal VOZ na sua linha editorial estará acompanhando todas as ações do Ministério Público e Câmara Municipal de Perdões afim de informar os leitores.

Compartilhe este artigo