I Semana Cultural de Perdões foi um sucesso

31 de julho de 2018 14:04 943

Belíssimos shows, teatro, cinema, apresentações, homenagens marcaram a Semana Cultural na Cidade da Amizade

Perdões vivenciou nesta terceira semana do mês julho a I Semana Cultural, que movimentou o município com uma programação multicultural. O evento iniciou na segunda-feira (16) e foi encerrado no domingo (22).
Durante os sete dias do evento, diversas atividades foram realizadas, como cinema na praça, homenagens, teatro, noite da gastronomia mineira, shows, apresentações artísticas, além de uma série de outras atrações que fizeram da I Semana Cultural de Perdões, o maior evento já realizado na história do município na área cultural.
Ao final desta Semana Cultural, os organizadores comemoraram o sucesso do evento. “Todas as nossas expectativas foram superadas. E o mais importante é que conseguimos atingir o nosso objetivo, que foi de incentivar a cultura em nosso município, e principalmente evidenciar nossos artistas locais. Agradeço primeiramente a Deus por ter nos permitido executar esse trabalho com muito êxito. Agradeço ao Prefeito Teco e ao Vice Jorge por confiar e apoiar as ações realizadas pelo Departamento Municipal de Cultural e Turismo. Agradeço a todos os artistas, promotores e incentivadores da cultura que abraçaram conosco a ideia da realização da I Semana Cultural e contribuíram para a realização da mesma. Agradeço também à Polícia Militar, à equipe de seguranças, à Secretaria de Obras, às escolas municipais, à Escola Dulce Oliveira, ao Jornal VOZ, à Rádio VertSul FM, à Rádio Maktub FM, à TV Vertentes, à Alternativa TV, à Mr. POP Produções pela sonorização e iluminação, e por fim, a todos que participaram, que prestigiaram e que diretamente ou indiretamente colaboraram para que a I Semana Cultural de Perdões fosse realizada e com sucesso”, emocionado, comentou o Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Guilherme Pereira.
O Governo Municipal está muito feliz pela realização e pelo resultado desta I Semana Cultural. “Foram sete dias especiais.
Tenho certeza que muitos momentos vividos nesta Semana ficarão na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de vivenciá-la. Mostramos que nossa gente faz acontecer, que nossa população têm valores culturais e temos grandes artistas dentro do nosso município”, concluiu o prefeito.

CINEMA NA PRAÇA

Dentre as diversas atividades realizadas na I Semana Cultural de Perdões foi realizado, durante três dias, o “Cinema na Praça”.
Na segunda-feira (16/07) aconteceu na Comunidade dos Machado, na terça-feira (17/07) na Praça da Estação e na quarta-feira (18/07) na Comunidade do Retiro dos Pimenta. O filme “O Touro Ferdinando” foi o escolhido e arrancou muitas risadas da plateia.
Filme no telão, pipoca, algodão doce e a emoção de reviver os cinemas de antigamente, ao ar livre, fez com que o “Cinema na Praça” na I Semana Cultural de Perdões fosse um sucesso.

HOMENAGEM AOS TERNOS DE CONGADO E ÀS EMBAIXADAS DE REIS

Na tarde de 17 de julho, na Escola Municipal Otaviano Alvarenga, reuniram-se capitães de Ternos de Congado e embaixadores das Embaixadas de Reis de Perdões, que fizeram o recadastramento no Departamento Municipal de Cultura e Turismo, representando assim os demais componentes destes grupos de manifestação da Religiosidade Popular, para receberem uma homenagem por contribuírem e enriquecerem a nossa cultura através dos seus cantos, das suas danças, das suas orações e dos seus louvores ao Deus da Vida.
Foi um momento muito especial.

BATE-PAPO COM ESCRITORES PERDOENSES

No dia 18 de julho, às 14 horas, foi realizado na Biblioteca Pública Municipal Francisca Andrade Pereira, um momento de encontro, de bate papo e de descontração com Escritores Perdoenses.
Os mesmos receberam homenagens pelo Dia do Escritor, comemorado no dia 25 de julho e por tanto contribuírem, através de seus livros, com a cultura e com a educação da nossa querida Perdões. Estiveram presentes escritores, representantes de escritores que não puderam estar presentes, autoridades e demais amantes das letras, das palavras, dos textos, dos livros, da cultura. Foi uma tarde maravilhosa e de muito bate papo.

APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL – DESAGUAR

No dia 19 de julho, às 20 horas, foi dia de teatro com a Cia Meu Pai Diz Que Vem, no Salão Nobre “Zé Silva”, da Escola Cenecista Dulce Oliveira.
Desaguar – Uma Silenciosa Revolução Marginal
Um casal atormentado por um passado nebuloso revisita suas lembranças a partir de um jogo de poder estabelecido por uma estranha figura que atropela suas vidas. O real e o imaginário misturam-se como ruídos de vozes escaladas em um grande ringue social. Um grito no vazio: “como suportar a vida diante da certeza da morte?”

I NOITE DA GASTRONOMIA MINEIRA

Realizada no dia 20 de julho, na Praça da Matriz, a I Noite da Gastronomia Mineira foi um verdadeiro sucesso.
A apresentação do Coral Congo e o show com Samuel e Daniel e Willian Reis e Marcos marcaram esta grande noite que foi dedicada a uma pessoa que representa tão bem todos os mestres da culinária da nossa querida Perdões. Pessoa esta que tem um lugar especial na história do município. Ela que é a soma de cultura, culinária, religião, educação, folclore, fantasia, dança, ritmo, energia, bondade, fé e muita devoção.
Esta é a Rosa Vivas, a nossa querida D. Rosinha. Foi uma noite de muita música, de muita dança e de muitas comidas mineiras deliciosas preparadas por mestres da culinária da nossa terra. Foi uma noite memorável.

APRESENTAÇÕES NA FEIRA LIVRE

A manhã de sábado (21/07), foi marcada por belíssimas apresentações realizadas na Feira Livre, que acontece todos os sábados na Rua Governador Valadares. A manhã de sábado (21/07), foi marcada por belíssimas apresentações realizadas na Feira Livre, que acontece todos os sábados na Rua Governador Valadares. O Grupo de Percussão do Projeto Vida Nova abriu as apresentações com muita alegria e animação, em seguida foi a vez do Grupo CapoeirArt de mostrar ao público um pouco desta nobre arte, que é a capoeira e para finalizar o Grupo Suingue Muleque fez um verdadeiro show, não deixou ninguém parado.

APRESENTAÇÃO DE “O MENESTREL” APRESENTAÇÃO DE “O MENESTREL” DE WILLIAN SHAKESPEARE POR GERALDO SANTOS E SHOW COM BINHO SEBÁ E BANDA 

Na noite de sábado (21/07), na Praça da Matriz, aconteceu a apresentação de “O Menestrel” de Willian Shakespeare pelo grande artista perdoense, Geraldo Santos que levou a todos os presentes a refletir sobre a vida e o viver. Após está magnífica apresentação, o público pode curtir o animado e tão esperado show de Binho Sebá e Banda.
Foi um momento de grande alegria e de muita música.

SHOW COM OS MELADINHOS

À tarde de domingo (22/07) foi dedicada àquelas que são a esperança para o futuro, o sorriso do mundo e a alegria da vida, às crianças. Elas brincaram e dançaram pra valer com esta turminha sensacional e tão querida, “Os Meladinhos”.

APRESENTAÇÃO DO CORAL ARTENCANTO E DO CORAL SEMENTES DO AMANHÃ

E para encerrar com chave de ouro a I Semana Cultural de Perdões, no domingo (22/07), às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário aconteceu uma belíssima e emocionante apresentação do Coral Artencanto e do Coral Sementes do Amanhã, da Escola Municipal Otaviano Alvarenga. Este foi mais um momento inesquecível e marcante ocorrido na I Semana Cultural de Perdões.
A emoção e a alegria tomaram conta de todos os presentes.

Compartilhe este artigo