Identidade Cultural

28 de fevereiro de 2016 11:40 1867

O mais importante passo para um progresso saudável é compreendermos a nossa própria cultura. Compreendermos não somente enquanto indivíduos, mas como sociedade que somos. Como estamos nos comportando, nos organizando e nos relacionando. Após esta compreensão, com certeza, poderemos entender como chegamos até aqui e para onde estamos caminhando. É muito importante que não tenhamos cultura como algo imutável ou sólida, mas algo que está em constante movimento. Principalmente nos dias de hoje, em que o avanço da tecnologia nos possibilita um maior acesso a outras culturas.
Para que possamos entender qual é a identidade cultural de nossa cidade é necessário bastante zelo. Darmos início a um mapeamento cultural. O que é que está sendo produzidos aqui? Quais são as nossas crenças, manifestações artísticas, os dialetos, a culinária e as nossas economias?
É necessária uma dedicada observação ao nosso entorno, para nos compreender no hoje. E assim poderemos caminhar mais seguro rumo a um desenvolvimento favorável à toda comunidade.


Por Bruno Costa

 

Compartilhe este artigo