Influenza A (H1N1)! E agora?

2 de maio de 2016 16:54 1431

Este ano a gripe, especialmente a H1N1, chegou mais cedo espalhando medo e insegurança em toda a população, visto que, ninguém está livre de contrair o vírus que pode ser fatal em sua forma  mais grave e também o transmitir.
Isto fez com que o governo antecipasse a distribuição da vacina pela Rede Pública de Saúde, além de causar também uma corrida da população às clínicas particulares em busca de vacinação.
E quem tem direito à vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?

Devem procurar os postos de saúde para receber a vacinação sem custo algum os enquadrados nos grupos de risco:
– Pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais;
– Crianças com mais de 6 (seis) meses e menos de 5 (cinco) anos;
– Gestantes;
– Mulheres com até 45 (quarenta e cinco) dias após o parto;
– Pessoas com doenças crônicas.

Os grupos prioritários são escolhidos levando-se em consideração as pessoas com mais chances de desenvolver complicações após contrair o vírus.
Os profissionais da saúde alertam que os indivíduos que não se enquadram nos grupos de risco, não devem se preocupar e correr para clínicas particulares em busca de vacinação, pelo contrário, tal prática é contraindicada, pois assim as pessoas estarão dirigindo-se a lugares em que há outras doentes, aumentando desta forma seu risco de contaminação e maior possibilidade de circulação do vírus.
A melhor forma de combater essa circulação e diminuir o risco de contaminação é a prevenção, sempre! E como podemos prevenir?
Medidas simples como: lavar bem as mãos utilizando sabão ou álcool em gel com uma maior frequência, principalmente quando espirrar ou tossir; cobrir a boca com as mãos ou com um lenço ao espirrar; não compartilhar alimentos, copos e outros objetos de higiene pessoal; evitar tocar os olhos, boca e nariz em ambientes públicos, principalmente sem ter higienizado as mãos anteriormente e evitar aglomerados de pessoas em ambientes fechados são algumas delas.
Deve-se evitar sempre o uso de medicamentos sem orientação médica, em caso de dúvida procure seu médico de confiança.
Lembre-se de agir com honestidade, pois ela sempre volta! “Gentileza gera gentileza”!


Por Tamyris Placedino Silva Oliveira

Compartilhe este artigo