LOGOS – voz ativa

23 de dezembro de 2017 18:19 1793
  • O Grêmio Estudantil é uma entidade representativa dos alunos na escola, onde é composto de uma Diretoria que representa por áreas os interesses dos demais alunos. Essa organização tem como meio dar voz aos alunos, melhorar a comunicação deles com direção, professores e funcionários em gerais.
    No início desse ano de 2017 foi fundado o Grêmio Estudantil LOGOS na E. E. Dr° José Esteves de Andrade Botelho em Cana Verde. Com apoio de alguns professores e principalmente da Direção, deu-se início ao Grêmio com o Presidente Carlos Efraym que ficou encarregado de articular a diretoria que iria lhe acompanhar durante o ano e também organizar alguns documentos para próxima eleição. A chapa Logos foi Única e não houve votação dos alunos, mas teve aprovação deles assim que as atividades começaram a serem desenvolvidas. Da mesma forma irá funcionar nas próximas eleições, se não houver duas chapas, ou seja, tiver um consenso da parte dos alunos, não haverá eleição, mas a chapa eleita precisará ter aprovação dos representados.
    Desde o início o Grêmio começou a desenvolver diversas atividades na qual aumentou seus apoios dentro da escola e na comunidade. Algumas dessas atividades são:
    – Viagens, entre elas no Parque de Ihotim e na UFLA de Portas Abertas (na qual foram mais de 115 alunos e 3 ônibus);
    – Campeonatos e amistosos de vôlei e futsal bimestrais;
    – Participou da organização do 1° Fórum da Juventude (na qual articulou o Conselho Municipal da Juventude);
    – Participou da organização do “Ocupa Rua” e “Esporte na Praça” que teve como fim maior inclusão social através da música, arte, esporte e debates sobre diversos temas;
    -Juntamente com o Conselho Municipal da Juventude deu início ao “Jornal Logos”, onde as matérias são escritas por jovens da cidade (que começará a ser distribuídos em janeiro);
    – Promoveu o “Show de Talentos LOGOS” com o apoio da Prefeitura na praça da cidade, onde proporcionou para os jovens não apenas granjearem seus talentos, mas também maior interação entre escola e comunidade.
    Entre inúmeras outras pequenas e grandes ações. Todos as atividades foram desenvolvidas com todo apoio da Diretoria Escolar. A atual administração da escola procura sempre proporcionar um ambiente melhor e agradável aos alunos com o intuído de melhorar não apenas o rendimento escolar, mas também a interação social entre todos os que frequentam a instituição. Eles viram o Grêmio Estudantil como a porta para que isso ocorresse, por isso não faltaram incentivos da parte da direção para com essa frente de alunos.
    Um das principais intenções dessa Chapa Logos foi mostrar a importância dos alunos organizarem entre si e terem voz representativa e ativa sendo usada em prol da melhor relação entre escola e aluno, promovendo uma maior satisfação em ambas às partes.
    O Grêmio Estudantil deveria popularizar nas escolas, principalmente nas públicas, pois é essencial ter uma frente de alunos lutando em prol de um melhor ambiente escolar e consequentemente uma melhoria no ensino nas escolas.
  • Por Carlos Efraym

Compartilhe este artigo