Mães de pacientes questionam sobre data de validade de medicamento

28 de março de 2016 11:28 3545

No dia 22 de março, por volta das 9h30min, Ivone Alves Batista e Josiane Gonçalves dos Santos procuraram a reportagem na redação do Jornal VOZ com uma caixa do remédio Ritalina, com a data de validade em Fevereiro/2016.
Ivone pegou o remédio na farmacinha do Posto II no dia 15 de março e Josiane pegou esse mesmo remédio no dia 17 de março.
Segundo elas, após outra mãe que o filho usa o mesmo remédio ter constatado sobre a data entrou em contato com as mesmas alertando-as. Assim, no dia 22 de março retornaram à farmacinha do Posto II e falaram com a moça que havia atendido, mostrando a data vencida do remédio.
Conforme relataram pessoalmente na redação, e em carta assinada, a moça ligou para o Sr Rodrigo, farmacêutico – Farmácia Municipal – e por telefone ele informou que, talvez, o remédio viesse na próxima semana, após o feriado. Elas queriam conversar pessoalmente com ele.
‘‘A moça que nos atendeu, muito educada, ligou para o farmacêutico Rodrigo e por telefone, ele falou que depois da semana santa, o remédio poderia vir. Exigimos respeito e atenção para com a nossa saúde e de nossos filhos.
Em nome de outras mães queremos um esclarecimento e estamos preocupadas porque nossos filhos tomaram esses remédios dessas caixas….’’, Josiane (no que concordou Ivone).
A reportagem do Jornal VOZ entrou em contato com o Sr.Rodrigo para um esclarecimento.
Prontamente ele nos respondeu via e-mail:
‘‘No mês de fevereiro recebi algumas caixas de Ritalina 10 mg (Metilfenidato) de doação aqui na Farmácia Municipal, que estavam com vencimento para 02/2016. Nesse caso a validade seria até 29/02/2016. Como havia um paciente (cunhado da Srª Josiane), que estava procurando por este medicamento para seu filho na Secretaria de Saúde, deixei as caixas para doação. Uma funcionária da Secretaria de Saúde ligou para esse senhor no mês de fevereiro para pegar o medicamento. Porém ele e as Senhoras Ivone e Josiane foram no começo do mês de março para pegar os medicamentos.
Informo que fiz este procedimento na intenção de minimizar a falta do medicamento, pois o medicamento Metilfenidato (Ritalina) só há um Laboratório que produz, e às vezes há falta temporária do produto no mercado. Em nenhum momento foi por negligência ou má-fé. Por este motivo pegamos a receita dos pacientes para ver uma outra possibilidade de aquisição do medicamento, e posteriormente entregar aos usuários.
No dia em que as Senhoras Ivone e Josiane estiveram na Secretaria de Saúde, que fica na Rua Dulce Oliveira, 66, uma funcionária da Secretaria de Saúde me ligou na Farmácia Municipal relatando que elas estavam na Secretaria de Saúde questionando sobre o medicamento. Expliquei a situação e falei que ia fazer o possível para o medicamento chegar na próxima semana (28/03 a 01/04/2016). Passei orientação para não usar mais o medicamento e ligamos para o cunhado de Josiane para passar a mesma orientação.
Informei a funcionária da Secretaria de Saúde que me ligou que eu estava na Farmácia Municipal à disposição, localizada à Rua José Domingos da Nascimento, 97 – próximo à Escola Carmelita Carvalho Garcia. Vou à sede da Secretaria de Saúde esporadicamente para resolver questões administrativas de interesse da Farmácia, mas não é frequente me encontrar neste local.
Qualquer dúvida estou à disposição para possíveis esclarecimentos.’’
Rodrigo Pereira Alvarenga – Farmacêutico
Farmácia de Minas
Secretaria Municipal de Saúde – Perdões/MG

Compartilhe este artigo