Minha primeira eleição! E agora?

11 de abril de 2016 14:58 1824

Vivemos atualmente um momento político histórico do qual orgulharemo-nos de ter feito parte e futuramente compartilharemos com nossos filhos e netos.
A inabalável tentativa de quebra da corrupção sistêmica no Brasil com a “Operação Lava Jato” e suas derivadas; Deputados, Senadores atuando como réus em processos e deixando por terra a sensação da impunibilidade; Chefes de governo presos; um processo de Impeachment em desfavor da presidente, que apesar de já vivido pelos brasileiros, ainda assim é algo marcante de suma importância; e o mais importante o povo indo às ruas, exigindo e exercendo seus direitos, se fazendo ouvir qualquer seja sua opinião e dizendo não à corrupção.
Tudo isso, todas essas questões são de alguma forma e, cada uma em sua forma, maneiras de se exercer a democracia, só que antes de mais nada exercemos a democracia através do voto.
O voto não é apenas um dever é muito mais que isso. Trata-se de um direito, o direito de decidir quem vai nos representar, o direito de decidir que rumo nossas vidas tomarão, o direito de ser cidadão e exercer a cidadania.
Em 2016 teremos eleição municipal e ela pode ser, sem dúvida, a mais importante, pois, é em nosso município que conhecemos todos os candidatos de perto, que conseguimos acompanhar efetivamente o trabalho que está sendo feito por cada um, é em nosso município que percebemos diretamente os reflexos de uma boa ou má administração pública.
O voto do Jovem Eleitor é sempre importante e decisivo. Todos que tenham idade entre 16 e 17 anos e tem a faculdade de se alistar, ou seja, podem ou não se alistar, devem encher-se do atual momento revolucionário e optar pelo sim, ser um eleitor, um cidadão.
A Justiça Eleitoral especificou prazo até 04 de maio de 2016 para que os eleitores possam tirar novo título de eleitor, bem como, regularizar qualquer situação como transferências de domicílio eleitoral, de seções de mais fácil acesso ao eleitor.
Os interessados devem comparecer no Cartório Eleitoral de até 04 de maio munidos de um documento de identidade com foto (exceto Carteira de Habilitação) e um comprovante de endereço recente.
Para mais informações podemos acessar o site www.justicaeleitoral.jus.br e procurar o Cartório Eleitoral da cidade.
Lembre-se de agir com honestidade, pois ela sempre volta! “Gentileza gera gentileza”!


Por Tamyris Placedino Silva Oliveira

 

Compartilhe este artigo