O beija-flor

11 de abril de 2016 12:15 2705

Vendo a situação atual do nosso País e até de nossa cidade lembrei-me da fábula do beija-flor.
Conta-se que a floresta pegava fogo e que todos os animais tentavam desesperadamente se salvar. Um pequeno beija flor corria até o rio e pegava água tentando apagar o fogo devorador, vendo isso os outros animais o questionaram por que de tal atitude, dizendo-lhe que era impossível com tal conduta, salvar a floresta já que seu esforço era pequeno diante de tão grande tragédia.
O pequeno beija-flor respondeu que estava consciente de sua fragilidade diante do incêndio, mas que estava tentando fazer a sua parte para salvar seu habitat.
Esta fábula leva-nos a reflexão de como seria bom se nós os humanos tivéssemos a mesma conduta do pequeno pássaro, infelizmente temos em nós um sentimento chamado egoísmo que nos leva em primeiro lugar pensar em nossas necessidades e vontade antes de olhar para o convívio coletivo.
O cenário político e social em que vivemos mostra claramente a vivência deste egoísmo que leva pessoas a corrupção de valores e causa este triste quadro diante de nossos olhos. Todos nós estamos na terra para evoluirmos moral e intelectualmente, quando recebemos cargos politico é porque temos o compromisso moral de ajudar no progresso de um País ,de um estado ou de uma cidade, compromisso este assumidos antes mesmo de voltarmos a terra como encarnados.
Nós nascemos simples, sem corrupção alguma, as leis morais nos são oferecidas no lar, na escola, nos templos, não nos falta base para aprender a ter uma conduta digna, trazemos de outras vidas tendências a serem combatidas e a reencarnação é a oportunidade de reajuste diante destas imperfeições, infelizmente muitas vezes esta tendência negativa aflora em algum momento de nossa vida e onde deveríamos resistir fracassamos novamente, isso acontece por causa do nosso egoísmo, a ambição desmedida é outro fator dominante para que o homem seja levado a corromper-se, na vontade de possuir cada vez mais os bens materiais perecíveis vai passando por cima da ética e da moral, perde algo precioso em troca de algo que não podera levar quando deixar a vida física.
Nós todos deveríamos imitar o pequeno beija-flor, concientes de nossa fragilidade diante da vida mas desejando contribuir para o progresso moral, intelectual e até material do nosso planeta fazer a nossa parte, nossa pequena gota d´água que se somada a muitas, pode apagar o fogo da corrupção reinante, não só na política, mas em todos os setores da sociedade em que se manifesta.
Procuramos fórmulas para mudar o mundo, mas esquecemos que a melhor mudança nasce na consciência de cada um, a reforma íntima é o caminho para que seja arrancada da terra a erva daninha que a tudo contamina chamada egoísmo, quando isso acontecer restará sobre a terra as flores da caridade e do amor e assim saberemos viver como irmãos.
Não nos deixemos contaminar pela onda de pessimismo reinante, confiemos no amor de Deus, pois ele ama esta terra abençoada e a todos que nela habitam, unidos e em prece esperemos o despertar destas mentes contaminadas para o verdadeiro sentido da vida, isso acontecerá em algum momento, seja aqui ou no plano espiritual, pois se há algo de que não se pode fugir é da própria consciência, que quando se conscientiza da culpa aplica pelo arrependimento sua própria sentença, a dor e o sofrimento por ter desperdiçado a vida sem nada realizar de bom.
Oremos para que a serenidade esteja presente em nosso atos, e que o amor nos direcione sempre nas ações praticadas.
Um grande abraço a todos!


Ivone Castro

 

Compartilhe este artigo