Orientação sobre descarte de seringas usadas por portadores de diabetes

22 de agosto de 2016 13:41 3067

Pelo menos 1 milhão de seringas utilizadas por portadores de diabete mellitus, que usam insulina, são descartadas diariamente no lixo doméstico comum

Porém, especialistas afirmam que o problema é ainda maior, uma vez que os pacientes costumam utilizar mais de uma agulha por dia.
O descarte inadequado de resíduos de saúde é uma ameaça de contaminação ao meio ambiente e aos profissionais que trabalham diretamente com o lixo. Objetos perfuro cortantes que estiveram em contato com sangue humano, por exemplo, podem transmitir HIV e hepatites B e C.
Pacientes que fazem uso de material como agulhas, lancetas (perfurador da pele) e seringas precisam ter cuidado redobrado na hora de descartar esse material.
Os profissionais dos postos de saúde orientam esses pacientes, geralmente com problema de diabetes, que acumulem as agulhas e seringas em um vidro de conserva com tampa ou em uma garrafa pet e as encaminhem para a unidade de saúde mais próxima.
Nesses locais há coleta seletiva de material perfuro cortante e há a destinação correta para esse tipo de lixo.
Pacientes que fazem uso de material como agulhas, lancetas (perfurador da pele) e seringas precisam ter cuidado redobrado na hora de descartar esse material. Os profissionais dos postos de saúde orientam esses pacientes, geralmente com problema de diabetes, que acumulem as agulhas e seringas em um vidro de conserva com tampa ou em uma garrafa pet e as encaminhem para a unidade de saúde mais próxima. Nesses locais há coleta seletiva de material perfurocortante e há a destinação correta para esse tipo de lixo.
Muitas pessoas descartam as agulhas no lixo comum ou no reciclável. Ao entrar em contato com o lixo, alguém pode se expor a alguma doença contagiosa —, comenta a gerente da Saúde da Família, Nadia Renate da Silva.
Os profissionais de saúde também correm risco de contaminação quando o material não é armazenado de forma correta.
Seringa não é lixo comum e deve ser descartada adequadamente
O descarte inadequado de resíduos de saúde representa uma ameaça real de contaminação do meio ambiente e, também, das pessoas que trabalham diretamente com esse tipo de lixo. É sabido que os objetos “perfuro cortantes” que tenham tido contato com sangue humano podem transmitir, por exemplo, doenças como Aids e ainda as hepatites B e C.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) têm assumido o papel de orientar, definir regras e regular a conduta dos diferentes agentes no que se refere à geração e ao manejo dos resíduos de serviços de saúde. O objetivo é preservar a saúde e o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade.


Enviado por Vigilância Sanitária – Perdões/MG

Compartilhe este artigo