Prefeito e vice-prefeito

16 de janeiro de 2017 10:31 1138

A princípio, ao ouvir estas palavras, imaginamos poder, distância, respeito, medo de chegar perto, de abraçar, com receio de sermos ignorados. Não é assim…Não é assim mesmo.
Tenho até uma leve impressão de que vocês se sentem, às vezes, até acuados, receosos, amedrontados com o que o outro pode pensar , com o que o outro pode interpretar ao se aproximar deles.
Sou uma perdoense, como tantos outros, aliás, como a maioria, que não tem pretensão de aparecer, mas com o desejo de ter apenas o meu espaço.
Foi em Perdões que vivi toda a minha vida. Vinda da roça, há muitos anos, quando não existia televisão a cores e havia poucos carros, era às vezes até meio “bobona”. Tive momentos de erros e de acertos…Fiz pessoas se sentirem felizes e infelizes. A vida é assim, mas ambição, eu sei, não foi meu pecado maior.
Prefeito e vice-prefeito,Teco e Jorge, tão amados por mim, por milhões de motivos, principalmente por terem sido presença em momentos difíceis da minha caminhada. Não que eu não tenha admiração pelos outros que estão na política, seria muito desleal da minha parte, porque também merecem meu carinho e todo o meu respeito.
Mas sabe, Teco? Você, o prefeito Teco, era o “xodó “ do meu pai por ser sempre um menino especial, arteiro, colega de escola da minha irmã Virinha… Vivia de uma maneira que muitas crianças deveriam ter a chance de viver hoje.
Ainda novinho, queria um trabalho, fosse o que fosse, e resolveu vender leite na rua em um jipe. De manhãzinha, buscava o leite na roça do meu pai e vendia nas casas combinadas. Como o meu pai gostava de você durante o tempo em que Deus o quis entre nós!
Na minha gravidez, eu gostava muito da presença do meu irmão no canto da minha cama. Quando ele ia para o Turvo, eu ligava para você e pedia para que trouxesse o Sandro para mim. Você trazia e, até hoje, por questões que não entendemos, nem explicamos, vocês trabalham junto. Sinto até uma lágrima incomodando quando recordo estas coisas, que só foram melhores porque contava com você e com a Iara.
Iara que é guerreira, mulher de fibra, que sabe lutar por seus ideais e não teme o futuro. Te amo, Iara, e você sabe disso. Não nos encontramos muito, mas sei que confia muito no que falo.
Teco, menino que cresceu, batalhou e chegou à prefeitura mais uma vez. Faça, meu filho, aquilo que o seu coração direcionar. Você é um homem de Deus, falo com toda certeza! Você é a canoa, Deus é o teu remo e Ele o guiará em todas as tempestades.
Jorge, pensou que eu não fosse falar de você?
Como eu deixaria de mencionar aqui, um homem que nasceu para servir aos mais necessitados, nos momentos mais difíceis, que é o da doença. A sua posição, na nossa Perdões, hoje, nada mais é do que uma merecida oferta por tudo que fez e fará por um povo sofrido. Conhecendo você, sei que, de terno ou sem terno, o seu coração está vestido da mais perfeita roupa, que é o amor ao próximo.
Convivemos muito na doença, tão dolorida, que foi o câncer da minha irmã. Você se desdobrava, agilizava, contornava todas as situações nas clínicas, nos laboratórios e nos hospitais onde pessoas não sabiam sequer andar sozinhas.
Você pode talvez nem imaginar o bem e o conforto que trazia a alguém quando dava o braço, pegava na mão ou até mesmo carregava no colo. Lembro até que uma vez o deixei surdo!
Jorge, você não escolheu servir.
De uma forma ou de outra, foi escolhido quando ainda vivia nas entranhas de Deus.
Não falo isso por nunca deixar de me gritar, de me chamar quando me vê, mas porque você é bom, com letras maiúsculas, isto está na sua alma e só não enxerga quem não quer, ou finge não ver.
Tenho um carinho imenso por você e pela Lili, minha xará. Simples, bonita, sempre simpática e que carrega uma pesada carga de sofrimento com doenças na família.
Uma mulher que fez tudo pela mãe enquanto ela viveu e que herdou dela este amontoado de qualidades e de doçura, pois ela é tal qual à Dona Maria.
Jorge, o mundo, você sabe melhor do que eu, embora possa ser meu filho, exige muito de nós, mas não podemos oferecer além de nossas possibilidades. Trabalhe para o próximo como você sabe fazê-lo, porque Deus é quem recompensa e guia todas as coisas.
Desejo a vocês, Teco e Jorge, o melhor dos melhores, dentro dos limites que nos são atribuídos.
Olhem sempre para frente e em direção ao alto.
É de lá que vem tudo de que nós , seres humanos, tanto precisamos.
Muita luz e serenidade.
Boa sorte! Perdões está sorrindo lá por trás de todas as montanhas que a cercam.
Carinhosamente,
Lili

Compartilhe este artigo