Ribeirão Vermelho terá associação comunitária de proteção animal

14 de junho de 2016 12:14 1747

A Associação Ribeirense de Proteção aos Animais – ARPA é uma ação que precisa de apoio

O grande índice de abandono de animais domésticos, a ausência de formulação de políticas públicas para o controle da população de cães e gatos, de campanhas educativas e prevenção de zoonoses estão entre as grandes questões enfrentadas pelas instituições protetoras. A legislação de proteção animal e sensibilização da sociedade para a necessidade de incorporar a segurança animal no contexto das políticas públicas é um grande desafio das entidades de proteção dos bichos.
Motivação
Diante da numerosa população de cães e gatos abandonados em vias públicas na cidade Ribeirão Vermelho, percebeu-se a necessidade de se fazer algo a mais pelos animais em situação de vulnerabilidade. Um grupo de voluntários se organizou a fim de dar início às atividades com o propósito de lutar pelos direitos dos animais por meio de projetos educativos, assistência a animais abandonados, fiscalização de maus tratos e toda atividade relacionada ao bem estar animal.
Bandeira da ARPA
Atualmente há uma grande preocupação no controle populacional de cães e gatos e a castração é a melhor maneira para que os bichos não sejam diariamente abandonados nas ruas e vias públicas, casos em que muitas vezes, trazem transtornos aos cidadãos e aos próprios animais.
A ARPA – Associação Ribeirense de Proteção Animal não será um abrigo para cães, mas terá como pontos primordiais a castração dos animais, recolhimento temporário de animais feridos e em situação de rua e encaminhamento para adoção responsável.
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Vermelho cedeu um cômodo para início das atividades administrativas, local onde posteriormente abrigará também um pequeno centro cirúrgico popular que poderá garantir que os animais recebidos pela entidade tenham os cuidados necessários no tratamento de ferimentos, aplicação de vacinas e outros procedimentos, como a castração.
A bandeira da ARPA é propor a adoção e encaminhamento dos animais para lares responsáveis
Voluntariado, doações e eventos para levantamento de fundos.
Os exemplos de instituições que lutam para diminuir o sofrimento dos animais e receber apoio do poder público no cumprimento de normas de proteção e bem-estar animal são muitos. As trajetórias impressionam em contrapartida existem as dificuldades encontradas pelas entidades que lidam com esse cotidiano.
A intenção é que a ARPA seja mantida pelos associados, por rifas, realização de eventos e bazares de artigos usados, por doações de empresas ou poder público da cidade ou doações. Por isso, é muito importante a participação da comunidade e de voluntários para que a ideia ganhe força.


Daniela Novaes
jornalista

Compartilhe este artigo