Saldo de empregos gerados pelas MPEs em Minas é o maior do país

14 de junho de 2016 12:34 1179

Serviços e agropecuária puxaram o número de contratações com carteira assinada em abril

Micro e pequenas empresas mineiras (MPEs) foram responsáveis pelo maior saldo de empregos gerados no país no mês de abril. A diferença entre os empregos gerados e as demissões foi de 4.020. O resultado coloca Minas na primeira colocação entre os estados onde houve mais contratados com carteira assinada que demitidos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em abril, foi registrada a abertura de 91.919 vagas e 87.899 desligamentos em Minas Gerais. Segundo o levantamento, o saldo positivo no estado é o primeiro em oito meses, o último registro, em que as contratações das MPEs foram maiores que as demissões, ocorreu em julho de 2015, com o saldo de 1.510.
Os setores com os maiores saldos positivos de vagas em Minas Gerais foram os de serviços (2.639) e de agropecuária (3.564). Porém, as MPEs do comércio e da indústria de transformação foram os que tiveram o maior saldo negativo no mês, de –1.781 vagas.
Em relação às médias e grandes empresas (MGEs), os pequenos negócios mineiros também ficaram na frente. As MGEs tiveram mais demissões que contratações gerando um saldo de -234 empregos.
Brasil: Além de Minas, outros nove estados tiveram resultados positivos na geração de empregos, são eles: Distrito Federal, Espirito Santo, Paraná, Sergipe, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Roraima e Amapá. Os estados com o maior número de demissões foram São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em todo o país, micro e pequenas empresas, no mês de abril, tiveram um saldo negativo de geração de empregos de 10,5 mil vagas. Esse número é aproximadamente quatro vezes menor do que o registrado no mês de março, quando os pequenos negócios apresentaram um saldo negativo de 46,9 mil vagas.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Compartilhe este artigo