Uma mensagem de otimismo

24 de dezembro de 2018 11:58 1068

O pensamento positivo tem o poder de transmudar realidades e alavancar o progresso dos indivíduos e da coletividade. O momento pelo qual passa a nação brasileira requer uma mudança de sintonia no que tange ao padrão de pensamento de seus habitantes, de modo a criar um ambiente favorável a melhores perspectivas.
Toda nação depende de uma classe política para gerir a administração pública, a fim de cuidar dos interesses da coletividade, aplicando da melhor maneira os recursos financeiros arrecadados, com estrito respeito aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
Contudo, no Brasil, ao longo de vários anos, grande parte dos entes políticos, lamentavelmente, optaram por fazer mau uso dos seus cargos e funções públicas, valendo-se dos seus mandatos para causar dano ao erário, para enriquecer-se ilicitamente, promovendo graves violações aos aludidos princípios que sempre devem nortear a administração pública.
Tantos abusos e desvios de finalidades, além de todos os danos sociais e patrimoniais provocados, tiveram o nefasto efeito de provocar no espírito da população um sentimento de decepção e de desilusão em um nível próximo de anular a esperança em dias melhores.
É contra esse sentimento negativo que deve o povo brasileiro lutar nesse momento e deve fazer isso não com fundamento na falsa crença de que teria, doravante, no comando do país, um “salvador da pátria”. É preciso lembrar que muitos outros já surgiram antes desse que aí se apresenta e os resultados não foram nada daquilo que se esperava.
Deve, nesse momento, o povo brasileiro se conscientizar que a mudança que o país precisa deve partir de cada pessoa, ou seja, cada um de nós deve começar a combater, primeiro, em si os velhos hábitos tortos, especialmente, aqueles ligados ao egoísmo e à desonestidade, já a partir das pequenas situações corriqueiras. Fazendo isso, a sintonia energética aqui sedimentada tende a melhorar, dando margem ao clima de otimismo, que é muito importante para que o progresso se realize.
Nesse passo, é muito importante que se compreenda as reais potencialidades do pensamento. Lamentavelmente, predomina o equivocado senso comum de que apenas as ações exteriorizadas poderiam produzir resultados, tanto positivos, quanto negativos, de modo que as condutas ou desejos secretos que se passariam apenas no campo das ideias não teriam importância alguma, já que não haveria a materialização dos mesmos. Ledo engano!
Na verdade, o pensamento é uma poderosa ferramenta espiritual ainda pouco compreendida pelo ser humano, que, evidentemente, pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Certamente, se fosse estudado e entendido o seu verdadeiro alcance, o homem teria muito mais cuidado com os seus pensamentos e com aquilo que se permite pensar por influências diversas.
Diante desse quadro, deve o povo brasileiro, primeiro, combater o sentimento de desânimo e de descrença, bem como os maus hábitos; em segundo lugar, deve empenhar-se em alimentar a esperança e adotar providências positivas no sentido de atuar não somente em proveito de sua prosperidade, mas também do progresso da coletividade e do país.
Feliz Natal a todos e um Ano Novo com muita Paz e Esperança!


por Junior César Souto

Compartilhe este artigo