Valor x Preço

4 de julho de 2016 12:02 2193

Olá,
Você sabe qual a diferença entre VALOR e PREÇO? A maior parte da população não sabe.8
A imagem que ilustra esse texto já define o que significa cada um.
Então temos: Preço é a quantidade de reais que você paga pelo produto e Valor é a percepção do cliente sobre o grau de atendimento das suas necessidades ou seja, o que ele esta recebendo pelo preço que está pagando.
Um dos caminhos para se mostrar o valor do seu produto e contar para o cliente a origem do produto; sua história; quais os elementos o compõem; qual o nível de satisfação de quem já o adquiriu; demonstrar o quão ele será útil para ele, dentre outros.
Muitas empresas adotam a estratégia de mostrar as características que agregam valor ao produto para depois apresentar o preço. Se o cliente entender todas elas você terá muito mais chances de fechar a venda.
Vale destacar que qualidade não é uma característica que agrega valor já que nesse século, qualidade se tornou obrigação em todas as empresas.
Como cliente, destaco que as características que agregam valor no momento que estou adquirindo o produto são facilidade de uso, serviço de pós venda, manutenção e uso ao longo do ciclo de vida do produto e outros.
Essa percepção se transforma de cliente para cliente.
Um exemplo prático: Visitei uma padaria em Perdões e o responsável pela mesma me descreveu todo o processo de produção: do momento da escolha dos fornecedores até o momento da comercialização naquele estabelecimento. Ao apresentar-me o seu produto, ele destacou os cuidados com higiene, o tempo exato no forno, o treinamento dos colaboradores, a escolha do fornecedor da embalagem e me encantou naqueles minutos de conversa. Ao final, o preço foi a ultima informação que recebi e não foi o que pesou na decisão de compra.


Kelly Torres
Professora e Consultora Educacional e de Empresas
https://www.facebook.com/Professora-Kelly-Torres-139372003150404/?fref=ts

Compartilhe este artigo