Vigilância Epidemiológica faz mutirão contra o Aedes aegypti

21 de fevereiro de 2016 13:33 1251

Prefeito tem alertado sobre os perigos do mosquito

Após abertura de investigação de cinco possíveis casos de contaminação pelo Zika Vírus em Perdões, a Vigilância Epidemiológica está realizando mutirões de limpeza nos bairros da cidade para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre chikungunya e o Zika.
Na semana passada, os agentes da Vigilância estiveram nos bairros São Dimas e Cohab, onde foram registradas as suspeitas de Zika. Eles orientaram os moradores sobre as maneiras de combater os focos do mosquito e recolheram lixo e entulho, que encheram mais de 4 caminhões.
Hoje (20) o mutirão acontece no bairro Vista Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que o mutirão ocorrerá em outros bairros com altos índices de infestação pelo Aedes.
Nesses mutirões, a Prefeitura está contando com apoio da Polícia Militar sob o comando do tenente Éderson Januário e do major José Deon
Ontem (19), as crianças e jovens do Projeto Vida Nova percorreram as ruas do centro de Perdões distribuindo panfletos e dando orientações sobre o combate ao mosquito vetor das três doenças.
A coordenadora da Epidemiologia, Eniza Izabel, espera que os resultados dos exames das pacientes com suspeita de Zika vírus sejam divulgados na próxima semana pela Funed (Fundação Ezequiel Dias).
A secretária municipal de Saúde, Elizane Bernardes Vilela, disse que nos próximos dias será instalado o Comitê Municipal de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti com a participação de representantes de vários segmentos da comunidade perdoense.
Em todas as edições do seu programa semanal de rádio “Fala, Prefeito”, Fernando Piau tem alertado sobre os perigos do mosquito e pedido a colaboração dos moradores no combate ao Aedes aegypi. Para ele, Perdões vai vencer essa guerra, mas só com a ajuda dos próprios perdoenses.
Na edição de hoje do “Fala, Prefeito”, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, Monique Filardi, ressaltou o trabalho que Perdões vem fazendo para combater os focos do Aedes aegypti e explicou o que é o Zika Vírus, seus sintomas e tratamento.
Você pode ouvir o “Fala, Prefeito” pela internet. E só acessar o site: www.perdoes.mg.gov.br
ZIKA EM PERDÕES
A Secretaria Municipal de Saúde está investigando 5 mulheres que apresentaram sintomas da doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Hoje, o quadro de saúde delas é normal, fora de perigo.
Pelo menos três pacientes são da mesma família e recentemente voltaram de viagem ao litoral do Rio de Janeiro, onde podem ter sido infectados. Já os outros dois casos são de pessoas que têm contato com essa família e podem ter sido picadas pelo mosquito. Esses perdoenses moram nos bairros São Dimas e Cohab.
A notificação foi feita no último dia 5 e desde então os agentes da Epidemiologia estão trabalhando incansavelmente para eliminar os focos do Aedes aegypti nesses bairros, com a realização UBV’s (Fumacê) e visita casa a casa para orientar os moradores.
Além disso, os agentes cadastraram as mulheres grávidas desses bairros para acompanhamento. Ao todo, 8 gestantes estão sendo monitoradas pelo PSF São José com o objetivo de evitar a contaminação pelo Zika vírus.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Perdões

Compartilhe este artigo