Zika Vírus – A nova epidemia

14 de fevereiro de 2016 11:32 2073

Após o Ebola, o Zika se tornou uma nova epidemia mundial.
Em diversos cantos do planeta foram diagnosticados casos de Zika Vírus.
O Zika Vírus assim como a Dengue e a Febre Chikungunya são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. Ano passado, a região Nordeste sofria e ainda sofre com uma epidemia de casos de microcefalia, e hipóteses surgiram de que o vírus seria o responsável. Além da microcefalia, o Zika causa sintomas parecidos com o da Dengue e o da Febre Chikungunya.
O Zika Vírus começou a se manifestar no Brasil na cidade de Camaçari, cidade perto de Salvador, onde começou os primeiros casos de um vírus desconhecido que lotava os hospitais da cidade. Os médicos começaram a suspeitar do Zika, porém persistiam as dúvidas, mas pouco tempo depois foi confirmado. Os moradores da cidade, começaram a sentir febre, dor de cabeça, no corpo e nas articulações.
Após começar este evento na cidade baiana, uma série de casos de microcefalia começou acontecer no Nordeste, e no dia 28/11/2015, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika e a microcefalia, após encontrar o Zika Vírus em amostras de um bebê, nascido no Ceará, que possuía microcefalia.
Os casos de Zika Vírus continuaram avançando pelo Brasil, deixando de ser exclusividade da região Nordeste.
E se antes o Brasil sofria com a Dengue, passou a sofrer com o Zika que continuava avançando. Colômbia, Equador, Paraguai ,Bolívia, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa, Guiana, vários países da América Central, Cabo Verde, o México, Samoa e a Indonésia começaram a ter casos de Zika.
Assim como no Brasil, esses países tiveram casos que foram transmitidos por transmissão local , ou seja, as pessoas que moram nestes países contraíram o Zika no local onde vivem, sem ter viajado para algum local onde ocorra esta epidemia.
Já nos EUA, Chile, Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Irlanda, Itália, Israel, China, Austrália, Finlândia e Tailândia relataram casos de Zika, mas por transmissão de importação, ou seja, a pessoa foi numa região na qual estava acontecendo esta epidemia, e nesta viagem contraiu o vírus, e quando voltou ao seu país onde vive, trouxe também o Zika.
Recentemente, Dallas-EUA afirmou ter registrado transmissão do vírus por relação sexual, aumentando o medo das pessoas ao perigoso vírus.
Zika e o Aborto
O aumento dos casos de microcefalia causado pelo vírus Zika, levantou uma velha e atual polêmica , a questão do aborto.
No Brasil, o aborto só pode ocorrer caso a mulher for estuprada, caso o bebê seja anencefálico e caso a gravidez coloque a vida da gestante em risco.
Recentemente um grupo de advogados, acadêmicos e ativistas estão preparando uma ação no STF para que em casos de microcefalia seja praticado o aborto.
Após sair esta notícia, diversos grupos e religiões se posicionaram contra o documento.


Randolfo José Carvalho Alves

Compartilhe este artigo