105 anos de Perdões: Estamos começando nova idade, para nossa amada terrinha. Parabéns!

14 de junho de 2017 16:26 1670

Em jogo, 2 clubes de futebol, a pedido! Qual o melhor?
Não digo polêmica, porque essa palavra é mais usada em assuntos científicos, literário, político.
Para mim, esporte é arte. Futebol é arte. Portanto o futebol de Perdões está incluído nessa palavra.
No meu aniversário, 96 anos, em uma pequena reunião aqui em casa, entre meus filhos e alguns amigos surgiu o assunto futebol. Naquela tarde haveria, como houve, uma disputa, no Taiobão. Como não tomei nota dos times, hoje não me lembro seu nomes. Por isso surgiu o comentário. Veio a lembrança do passado. Muitos dos jogadores, que atuaram no time do passado, já se foram. Mas estão presentes na memória de quem os viu jogar.
– No seu e no meu time haviam verdadeiros craques, disse alguém.
O time do goleiro Zé Frangueiro (não me lembro o ano) era um espetáculo. Jogava com o coração. Foi o melhor que Perdões já teve. Vou dizer os nomes dos craques, em homenagem a todos os jogadores daquela época. Talvez sejam reconhecidos pelos nossos leitores. Leitores de todas as idades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São eles de pé, a começar da esquerda: Paulo, da Hilda; Ênio Wilden; Ninho (Cabaça); Zé Frangueiro; Hamilton Rezende, Tião Balduíno. Agachados, também começando da esquerda: Glostora, Marcelo Alvarenga, Zito, Zé Piau, Alcides Pinheiro (Guinho).
Os outros 3 talvez os incentivadores são: Dilson Marques, Itagiba Romeiro e Nilson Teixeira.
– Não! Disse outro. É porque você não viu o time do goleiro Cláudio jogar. Olha! Era de dar “água na boca”, quando um deles pegava a bola na sua área e a levava driblando o inimigo até o gol do adversário: gooool! A torcida nossa vibrava, como se estivesse no Mineirão.
Nessas 2 equipes haviam craques que poderiam disputar qualidade, com Pelé, Tostão, Ronaldinho (Fenômeno), Neymar, Sócrates, Raul, Dida, João Leite e Fábio!
Do time que atuou em 1994 tenho a foto e os nomes.
1994 foi um ano de Glória para o nosso futebol já usava disputar um campeonato e o nosso time disputou. Perdões já era Campeão Sul Mineiro de Futebol e tornou-se Bi campeão, jogando contra Paraguaçú. Como foi lindo e empolgante esse jogo. Eu estava lá, tomei parte nessa vitória e prometi a mim mesma que faria no jornal esse grande feito que enriqueceria nossa história.
No time do bi, Cláudio era o goleiro, ladeado pelos garotos: como Lela, Alan, Deca, Claudinho, João Carlos, Naldinho, Giovani, Zé Reis, Nadinho e Zinho e mais 3 que não estão na foto – Edson, Gurinha e Edu.
Parabéns a esses jogadores que naquele dia se desgastaram, mas valeu a pena.
Parabéns também, ao Tião Café, grande eterno comandante (técnico) do Independente.
Não está difícil escolher o melhor? Cada qual foi o melhor em sua época.
Parabéns também, ao time do Frangueiro, que desbancava muitos times por essa Minas Gerais afora.
Meu abraço para cada um e uma prece para os que já estão junto de Deus.
Amém! Amém! Amém!


Por Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

Compartilhe este artigo