Audiência Pública debate crise do setor leiteiro

6 de março de 2016 12:33 1251

Produtores rurais de toda Minas Gerais manifestaram sua insatisfação com as políticas públicas desenvolvidas pelos governos estadual e federal no que diz respeito à produção de leite em Minas e no Brasil.
As críticas vieram à tona durante audiência pública realizada no dia 25/2/16 pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo Dep. Antônio Carlos Arantes e de Agropecuária e Agroindústria, presidida pelo Dep. Fabiano Tolentino, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A audiência discutiu os desafios da cadeia produtiva do leite e as dificuldades enfrentadas pelo produtor.
Estiveram presentes representando os produtores de nosso município na Audiência, dois diretores do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões, Danilo Vilela e Vinicius Carvalho.
O presidente do Sindicato Danilo Vilela, informou que houve uma explosão nos custo de produção de leite, uma vez que a ração subiu aproximadamente 80% e a energia elétrica cerca de 60 %, e o preço do leite não acompanha a alta dos insumos. Além do significativo crescimento da importação do leite, tornando assim insustentável a produção leiteira em nosso Estado.
A concorrência desleal com outros países tem levado muitos produtores a desistir do negócio. Os produtores de países como Uruguai e Argentina contam com apoio do governo. Foi ressaltado que antigamente, precisava-se de quatro vacas de corte para se comprar uma vaca de leite e hoje, uma vaca de corte vale uma de leite, o que demonstra a dificuldade do setor leiteiro.
Para o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, mais importante do que ouvir todos os representantes da cadeia produtiva do leite e os órgãos públicos responsáveis pela produção no Estado e no País, é cobrar providências para que a situação crítica possa mudar. “Ouvimos e agora vamos cobrar dos governos estadual e federal ações efetivas para minimizar os efeitos negativos dessa crise sem precedentes que a cadeia produtiva do leite vem enfrentando”, afirmou Arantes.
Para o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado estadual Fabiano Tolentino, comemorou a participação na audiência das entidades representativas do produtor rural, o que, na sua avaliação, representa a força do setor.

Compartilhe este artigo