Compreendendo o amor ao próximo

30 de novembro de 2016 9:29 5689

Doutrina Espírita

O nosso próximo, como o próprio termo resigna, é aquele que está perto de nós, próximo pelo coração, pela solidariedade e pelo amor, não necessariamente precisa estar fisicamente perto. 9Próximo é aquele que se aproxima de nós, tanto de corpo, como de espírito.
A compreensão do amor ao próximo está inserida nessa frase: ‘‘Devemos fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem’’. Porém, não de uma forma egoística e cheia de expectativas, fazer o bem esperando o retorno do mesmo, contudo, de forma natural e fraterna.
A doutrina espírita nos elucida que nossos deveres estão diretamente ligados ao nosso grau de adiantamento, viemos à Terra para progredir, evoluir moral e intelectualmente. Entretanto, nem todos se encontram na mesma escala evolutiva, seguindo essa linha, ninguém pode oferecer aquilo que ainda não possui, contudo, temos a responsabilidade e a obrigação de ofertar aquilo que já possuímos.
Quando fazemos o que podemos (pelo próximo), Deus faz por nós o que nós mesmos não poderíamos fazer. Agindo assim, desenvolvemos nossos talentos e damos um passo a mais na escala evolutiva.
Ser próximo é usar de misericórdia, é ser fraterno e solidário e, principalmente, é saber tornar-se próximo de quem precisa, exercitando o que de melhor há em nós e transformando nosso conhecimento em sabedoria a favor de outrem.
Com que direito pediríamos indulgência e benevolência para conosco, se não as temos para com nossos irmãos? Jesus nos exemplificou várias vezes, e de vários modos, como colocar o amor em ação, não tão somente de modo material mas, principalmente, na prática do nosso respeito, tolerância e cordialidade. Antes de propagarmos tais ensinamentos deveríamos fazê-los realidade em nossas vidas.
Sejamos nós como o bom samaritano que colocou em prática as palavras do mestre Jesus: ‘‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’’ ( Marcos 12:13)
Irmãos, amem a Deus, amem a ti mesmos e a teu próximo com toda a tua força, tal é a lei.


Por Rosilene Barbosa

Centro Espírita Harmonia e Fé
Rua Dr. Francisco Martins de Andrade, 187 – Centro
Perdões/MG
Terça-feira: Estudo
Quinta-feira: Reunião pública
OBS: Não haverá mais o tratamento no 1º e 3º Domingo de cada mês

Compartilhe este artigo