Corrupção no Mundo e no Brasil

8 de fevereiro de 2016 10:00 2193

Randolfo José Carvalho Alves

Em pesquisa feita pela Transparência Internacional, que é uma referência mundial na análise da corrupção, divulgado no dia 27/01 deste ano, fez um levantamento sobre 168 países. O relatório foi feito ano passado, mas somente foi divulgado no final de Janeiro. O Brasil ficou na 76ª posição com 38 pontos, 5 a menos do que em relação a 2014.Junto com o Brasil na 76ª posição,ficaram Bósnia-Herzegovina, Burkina Faso , Índia,Tailândia ,Tunísia e Zâmbia. A pesquisa da ONG se baseia na percepção da população de que os seus servidores públicos e políticos são corruptos. A escala vai de 0, que significa extremamente corrupto e sem transparência, a 100, que significa extremamente transparente e com pouco ou sem corrupção. A Nação que possui, a menor percepção de que seus representantes são corruptos é a Dinamarca, com 91 pontos.Além da Dinamarca, entre os 10 primeiros estão:Finlândia em 2º;a Suécia em 3º;Nova Zelândia em 4º;Holanda em 5º;Noruega em 6º;Suiça em 7º;Singapura em 8º; Canadá em 9º; Alemanha,Luxemburgo e Reino Unido em 10º. Os EUA juntamente com a Áustria ficaram na 16ª posição. Os países mais corruptos do mundo são a Coreia do Norte e a Somália que dividem a 167ª posição.Para a TI,´´ Os países nas primeiras posições apresentam características comuns que são vitais: altos níveis de liberdade de imprensa; acesso a informação sobre orçamentos que permite à população saber de onde procede o dinheiro e como se gasta; altos níveis de integridade entre aqueles que ocupam cargos públicos”.Já os países corruptos apresentam o contrário dos países que lideram esse ranking: Possuem pouca qualidade de vida,possuem constantes conflitos ou guerras, a maioria dos países mais corruptos possuem Regimes Autoritários.Nesta tabela de honestidade, o país sul-americano mais transparente e portanto com menos chance de ter corrupção, é o Uruguai que ocupa a 21ª posição com 74 pontos, já o considerado mais corrupto é a Venezuela, que está na 158ª posição com apenas 17 pontos.
O índice de 2015, demonstrou que mais de 2/3 dos países do mundo não conseguiram chegar aos 50 pontos.Do G-20, metade não conseguiram os 50 pontos, e nenhum do bloco dos Brics(Brasil,Rússia,Índia, China e África do Sul) não conseguiram chegar aos 50. Mais de 6 bilhões de pessoas, segundo a TI, vivem em países com alto índice de corrupção. As regiões pior qualificadas são a África Subsaariana, a Europa Oriental e a Ásia Central, seguidas pelo Oriente Médio e o Norte da África e a América.Porém a ONG elogiou o trabalho de grupos e/ou indivíduos em países como a Guatemala,Sri Lanka e Gana que se destacaram na luta para expulsar os corruptos. Como foi dito no início da coluna, o Brasil perdeu 5 pontos em relação a 2014, e segundo a ONG, o escândalo da Petrobrás,os problemas da economia e o crescimento do desemprego como alguns dos motivos para a queda do Brasil no Ranking.No Ranking de transparência divulgado pela Ministério Público Federal (MPF), na qual, entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro do ano passado, foi feita a pesquisa pelo MPF nos sites de todas as prefeituras do país e também de todos os estados. As notas dos estados e municípios foram dadas de 0, sem transparência, a 10, transparência total. E o resultado foi praticamente desastroso, 7 cidades(Duque de Caxias-RJ,Macaé-RJ,Niterói-RJ,Nova Iguaçu-RJ,Porto Alegre-RS,Santa Cruz do Sul-RS,Venâncio Aires-RS) mais o estado do Espírito Santo conseguiram a nota máxima, e 649 prefeituras tiraram a nota zero. Entre os governos estaduais, como foi dito anteriormente, o Espírito Santo ficou com a 1ª posição com a nota máxima, já Mato Grosso do Sul ficou na última posição com 1,40, já Minas Gerais ficou na 10ª posição com 7,80. Já analisando a média dos municípios de um determinado estado, quem possui a melhor média é Santa Catarina com 6,86, a pior média neste quesito é do Estado do Piauí com 0,85. Neste quesito, Minas Gerais está na 16ª posição com 3,05. Já entre as capitais do país, Porto Alegre ficou na 1ª posição com nota máxima, já Palmas foi a pior entre as capitais com 3,7. Belo Horizonte ficou na 10ª posição entre as capitais com 8,2. Em Minas Gerais, a cidade mais transparente foi Santana do Paraíso com 8,90. A média nacional das cidades foi 3,92.
Fontes:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/ranking-de-corrupcao-coloca-brasil-em-76-lugar-entre-168-paises.html http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/12/saiba-posicao-do-seu-estado-e-cidade-em-ranking-da-transparencia.html http://www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/

 

 

Compartilhe este artigo