Dia Mundial da Água 2016 vai debater impactos econômicos da gestão dos recursos hídricos

20 de março de 2016 15:15 1910

“Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos” é o tema escolhido pela interagência da Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento (ONU Água) para os debates no âmbito das comemorações pelo Dia Mundial da Água, festejado em 22 de março. O anúncio foi feito no dia primeiro de fevereiro, em paralelo à divulgação do lançamento do Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial na temática de recursos hídricos – UN World Water Development Report 2016 – que se dará em Genebra, na Suíça, também no dia 22 de março.
Ainda foram definidos os temas que balizarão os debates do Dia Mundial da Água para os próximos dois anos. Em 2017, as discussões serão sobre Água Residual, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade. Em 2018, o tema será Soluções Naturais para a Água.
O Consórcio PCJ durante seus 26 anos de atuação tem alertado à comunidade, poder público e o setor privado, sobre os impactos econômicos que a falta de água pode acarretar à sociedade. Exemplo disso, é que desde 2014 novas outorgas de uso da água estão suspensas nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), devido a mais grave crise hídrica já vivida pela região. Com isso empresas tiveram de alterar seus planos de investimentos ou até mesmo a inviabilização de novas plantas na região, cancelando investimentos e geração de empregos.
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, julgou como relevante o tema escolhido para o dia Mundial da Água, em especial pelo momento que passa as Bacias PCJ. “Investimentos na gestão da água é uma questão de saúde pública, bem-estar e desenvolvimento econômico sustentável, já que a nossa região representa o 3º parque industrial do país”, afirma.
Sobre o Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano. Saiba mais em: http://aguasdemarco.ana.gov.br.
Fonte :http://agua.org.br/
por Consórcio PCJ

Compartilhe este artigo