Escola Estadual de Cana Verde implanta Programa de Coleta Seletiva

15 de abril de 2017 10:31 1314

Na última segunda-feira (10), foi realizado na Escola Estadual José Esteves de Andrade Botelho, em Cana Verde, palestra para implantação da Coleta Seletiva no complexo escolar. DSC00053
O objetivo é que através do processo de separação dos resíduos em secos e orgânicos para envio a reciclagem, a área degradada onde está localizado o aterro seja reabilitada, uma vez que, quanto mais os materiais forem reciclados, menos resíduos serão lançados no aterro.
O desenvolvimento tecnológico e o avanço na indústria de consumo trouxeram muitas facilidades para a sociedade. No entanto, quanto maior o consumo desenfreado, mais são gerados resíduos em grande escala, muitos deles com elementos que levam anos para serem decompostos.
No Brasil, somos mais de 206 milhões de habitantes. Cada um de nós gerando, em média, 1kg de resíduo por dia. Ou seja, todos os dias, só em nosso país, são produzidos mais de 200 toneladas de resíduo.
E onde colocar todo esse material é uma questão que preocupa a sociedade civil e as entidades governamentais do mundo todo.
Grande parte dos resíduos sólidos urbanos no Brasil ainda é depositado em áreas irregulares a céu aberto. Por isso, municípios de todo país estão buscando formas alternativas para minimizar os impactos do consumo no meio ambiente.
Aumentar os índices de reciclagem, gerando novamente uma matéria-prima para ser reutilizada é uma das formas mais práticas e eficientes de preservar o meio ambiente.
Diversos materiais, o alumínio, por exemplo, podem ser reciclados em um índice de reaproveitamento de quase 100%!
Por conta disso, a Coleta Seletiva – separação dos resíduos em secos e orgânicos -, já vem sendo feita em grande parte da área urbana de Cana Verde pelo centro de Reciclagem, que conta com sua idealizadora, Silvania, e outros dois catadores de materiais recicláveis.
Com a implantação nas escolas e, posteriormente, em todos os órgãos públicos da cidade, a expectativa é que a separação e reciclagem dos resíduos gerados no município torne-se um hábito, levando todas as residências a adotarem a conduta, favorecendo o munícipio como um todo e, principalmente, preservando o meio ambiente para as gerações que virão.

 

Compartilhe este artigo