Galpão de Armazenamento de Sucatas de Pneus na cidade de Perdões é incendiado e assusta a população

28 de agosto de 2017 15:29 1761

Na manhã do dia 24 de agosto, quinta-feira, no Bairro Casana na cidade de Perdões, por volta das 07 horas, uma fumaça negra cobriu o céu, sendo notada em vários pontos da cidade, o queFoto leitor VOZ assustou a população.
Foi incendiado um galpão onde eram armazenados os pneus oriundos da Auto Pista e da cidade de Perdões, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Perdões.
A reportagem do Jornal VOZ foi informada por moradoras do Bairro Casana que logo cedo ouvia-se os estrondos do interior do local.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Perdões publicou em sua página no facebook e também enviou à reportagem do VOZ, que está apurando a causa do incêndio através de uma sindicância interna da Prefeitura.
Segundo o comunicado, o local de armazenamento é temporário e todo o mês a empresa Embrader – Empresa Brasileira de Destinação de Resíduos da cidade de Formiga/MG, através de uma parceria com o município, recolhe os pneus que vem da Auto Pista (grande trecho da Fernão Dias) e da cidade de Perdões, e esses são usados para reciclagem pela empresa parceira.
Ainda segundo informação da Prefeitura, está analisando e trabalhando para escolher um local adequado para receber esses pneus e em seguida repassar para a empresa Embrader que é a responsável por recolher esse material para fins de reciclagem e preservação ambiental.
Conforme informações publicadas na página dos Bombeiros de Lavras no facebook, o Corpo de Bombeiros compareceu ao local e depois de 5 horas de trabalho conseguiu debelar as chamas e fazer o rescaldo.
Foi necessário a demolição do galpão devido a estrutura ficar comprometida.
Os Bombeiros tiveram o apoio da Prefeitura de Perdões que cedeu um caminhão pipa para abastecer a viatura e também de uma retroescavadeira, que realizou a demolição do galpão.
Não houve vítimas e a causa do incêndio será apurada, há suspeita de ter sido criminoso.
Sobre os procedimentos corretos quanto a prevenção, a degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente nos dá as orientações adequadas. Vale relembrar que mesmo tendo esse galpão em Perdões, ainda verificamos locais que não respeitam as normas.
Está na hora de trabalharmos com o ‘prevenir” e não com o ”remediar”.

Compartilhe este artigo