Jovens perdoenses destacam-se no IV Torneio Mineiro de Kung Fu

12 de junho de 2017 16:44 2143

No dia 04 de junho, domingo, na cidade de Contagem/MG, foi realizado o IV Torneio Mineiro de Kung Fu.
Samuel Antonio de Alvarenga, 14 anos, e Leomar Marques de Souza, 20 anos, acompanhados do mestre Fabiano Faustino participaram desse torneio. Aliás, Fabiano é o fundador da Associação Yi Ho Kuen de Kung Fu Wushu, onde Samuel e Leomar são seus alunos.
Samuel conquistou a medalha de ouro na categoria infanto juvenil e Leomar conquistou a medalha de prata na categoria adulto em Wushu.
O Kung Fu é a mais antiga de todas as artes marciais.
É originária da China, sendo que o registro histórico mais antigo relativo ao Kung Fu data de 2674 a. C. A arte surgiu a partir da observação dos movimentos dos animais.
A história do Kung Fu é misteriosa, e mistura lendas com a realidade. A arte foi aprimorada e modificada devido às diferentes épocas e dinastias nas quais foi sendo estruturada.
Nesse contexto histórico, o Kung Fu acabou sendo aprimorado, e a partir dele foram criados inúmeros estilos. (fonte:infoescola.com.br)
Parabéns Fabiano, Samuel, Leomar e todos que se destacaram nessa arte marcial milenar.


Foto 1: Samuel – medalha de ouro na categoria infanto juvenil Wushu e Leomar – medalha de prata na categoria adulto Wushu
Foto 2 :  À frente, mestre Fabiano da Associação Yi Ho Kuen deKun Fu Wushu, Whashington da cidade de Divinópolis medalha de ouro no estilo Sanda, Paula da cidade de Divinópolis medalha de prata no estilo Sanda eWellington medalha de prata no cinturão


Sobre o Wushu: Wushu é o nome da arte marcial conhecida no Brasil como Kung Fu.
O termo Wushu é proveniente do japonês, porém possui várias adaptações em outros idiomas para representar a mesma coisa. Em chinês, significa arte da guerra, literalmente. Mas também significa na China qualquer atividade praticada com perfeição, sem estar ligado necessariamente a artes marciais. Mais recentemente, o nacionalismo exacerbado do governo chinês impôs o uso do termo Kuoshu, que significa arte nacional, para representar a arte marcial. Em suma, os termos Wushu, Kung Fu e Kuoshu são intercambiáveis.
O Wushu é uma arte milenar que possui seus primeiros registros no século XVIII a.C., porém acredita-se que seja ainda anterior. A China possui uma história muito atrelada a grandes exércitos e artes marciais. Seus muitos imperadores enfatizavam a importância da formação de grandes guerreiros, incentivando o ensino das artes marciais. Essa recorrência histórica marcou profundamente a cultura oriental, popularizando histórias de guerreiros, artes marciais e o perfil dos chineses no mundo. As seguintes dinastias que governaram o império chinês ao longo dos séculos acrescentaram novas técnicas ao Wushu primitivo, tornando-o cada vez mais complexo e aprimorado. Hoje, existem mais de 300 tipos de Wushu/Kung Fu que estão divididos basicamente em duas escolas. A primeira é a Waijia, que reúne a maior parte dos estilos e que visa o desenvolvimento externo, voltada para o físico. A segunda escola é a Neijia, voltada para o desenvolvimento de energias internas.
O termo Wushu não é muito utilizado, especialmente no Brasil. Ele foi substituído pelo termo Kung Fu, que também é de origem chinesa. Mas este se tornou popular somente na segunda metade do século XX. Raramente é encontrado em textos antigos, embora a estimativa é que tenha sido cunhado no século XVIII. A difusão do termo Kung Fu só aconteceu com a emigração de chineses para a América. O desenvolvimento do cinema levou às telonas a cultura oriental. As artes marciais se tornaram muito populares para o público ocidental a partir da década de 1960, especialmente com o surgimento de grandes astros lutadores como o lendário Bruce Lee e, mais recentemente, Jackie Chan.
O Wushu oferece ao ser humano mais do que habilidade para combate, é uma prática muito saudável e que trabalha o desenvolvimento pessoal. A arte marcial enfoca disciplina, persistência e respeito, equilibrando corpo e mente. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos. No Brasil há a Confederação Brasileira de Kung Fu que promove e apoia eventos desportivos e que mantém a prática da arte marcial no país.
Fontes: http://www.cbkw.org.br/ e http://www.shaolinwushubrasil.com/http://www.ewuf.org/

Compartilhe este artigo