Jovens universitários criam plataforma que calcula a chance de aprovação no SiSU

27 de maio de 2016 12:31 1582

Desenvolvido por alunos da UNIFEI, o Previsor SiSU ajuda na hora de escolher um curso entre as universidades que participam do Sistema de Seleção Unificado

Escolher um curso superior pode ser uma decisão complicada para quem faz o ENEM. Além das inseguranças em relação à carreira, também surgem dúvidas quanto à universidade e sobre as reais chances de ser aprovado naquela instituição de ensino. O SiSU (Sistema de Seleção Unificado) substituiu o vestibular tradicional na maioria das universidades públicas, mas só permite que o estudante utilize a nota do ENEM para definir duas opções de curso. Qual seria, então, a melhor saída para quem quer fugir da ansiedade do SiSU e fazer uma escolha mais acertada para o futuro?
Os estudantes Lucas Balestrassi, Marina Balestrassi, Yasmin Bacha e Luiz Grilo parecem ter a resposta. A história começa em 2012, quando Lucas tentava o vestibular para o curso de Engenharia de Produção na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Tudo indicava que sua nota no ENEM não seria suficiente para ser aprovado pelo SiSU, então seu pai, Pedro Paulo Balestrassi, desenvolveu um algoritmo de análise estatística que apontava maiores chances de aprovação do filho no curso de Engenharia de Controle e Automação. O resultado confirmou a eficiência do algoritmo: Lucas foi chamado para o curso de Engenharia de Controle e Automação, fez a matrícula e descobriu na nova opção um caminho cheio de realizações, conquistas e experiências positivas.
A fórmula foi usada mais uma vez em 2014, época em que Marina, irmã de Lucas, pretendia entrar para o mesmo curso do rapaz. Com a ajuda do pai, que é professor de Estatística na UNIFEI, os jovens utilizaram o algoritmo novamente e garantiram a aprovação de Marina no SiSU. Percebendo o potencial da ideia e a possiblidade de ajudar outros vestibulandos, a equipe ­ que hoje conta com outros dois estudantes de Belo Horizonte e Itajubá ­ resolveu lançar o Previsor SiSU para estudantes interessados em ingressar na UNIFEI na primeira edição do SiSU em 2016. O resultado foi animador e fez com que o projeto ganhasse notoriedade em Itajubá, sendo escolhido para o LAB001 (programa de pré­aceleração da UNIFEI) e pela INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Itajubá).
Para calcular as chances de aprovação nas universidades, a plataforma considera a nota do usuário no ENEM e a análise das listas de espera do SiSU nos anos anteriores. Estes dados são obtidos diretamente com as instituições de ensino e fornecem insumos para que o Previsor SiSU determine a probabilidade estatística do aluno ser chamado para o curso que deseja. O sistema é atualizado diariamente com as notas de corte das universidades durante o SiSU e informa ao usuário a posição em que ele está na opção selecionada.
Os planos de expansão do Previsor SiSU já começaram a ser concretizados. Na próxima edição do SiSU, que acontece de 30 de maio a 2 de junho, os usuários poderão prever a possibilidade de aprovação em seis universidades públicas: UFSJ, UFLA, UNIRIO, UFRJ, UFCG e UEPB. A projeção é de que o sistema atue em todas as regiões do Brasil até 2017, contribuindo para que mais estudantes tenham segurança ao escolher um curso superior.
“Acreditamos que muitas pessoas não sabem exatamente o que querem cursar ou deixam de entrar em uma universidade pelo SiSU por conta de uma decisão ruim. Criamos a plataforma para que os vestibulandos possam tomar esta decisão tão importante de forma consciente e ter a oportunidade de estudar em uma universidade pública”, diz Lucas Balestrassi, CEO do Previsor SiSU. Mais do que desenvolver um algoritmo, a equipe do Previsor SiSU cumpre hoje a missão de ajudar estudantes a realizar o sonho de aprovação no vestibular.

Enviado por Previsor SiSU 

Compartilhe este artigo