Palavras de vida: “Esperança em meio às crises”

22 de agosto de 2016 13:16 2611

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono […]” Isaías 6.1
Para onde olhar em momentos de crise? Não é novidade para ninguém que o nosso país enfrenta um dos tempos mais amargos de sua história. Nós temos vivido momentos extremamente difíceis 19diante da crise econômica, política, familiar, moral, ética, e outras que assolam nossa nação. Estas crises atingem de forma direta nossa vida, nosso trabalho, nossa família e tudo mais que nos cerca. Elas nos trazem medo, ansiedade, insegurança e nos deixam, na maioria das vezes, de mãos-atadas. E nos sentimos assim porque de fato as crises são inevitáveis, imprevisíveis, e, em sua maior parte, não administráveis.
Mas a própria experiência nos diz que as crises podem ser também um momento de grande oportunidade, de algo novo nascer. Muitas pessoas na história transformaram momentos de grande crise em uma grande alavanca para construir algo diferente.
Isaías, o profeta de Deus, estava enfrentando dias de grande crise. O rei Uzias havia morrido. O trono estava vazio. A insegurança e a incerteza tomavam conta dos corações que já se encontravam em luto pela morte do seu rei. O momento era extremamente delicado. A morte do rei Uzias trazia consigo um momento de transição, de instabilidade política, econômica, moral e espiritual. Uma crise que atingia a todos, inclusive o profeta. Para onde Isaías deveria olhar? Para onde olhar em momentos de crise?
Deus concedeu a Isaías uma das experiências mais fantásticas de sua vida. Deus fez Isaías olhar para cima e contemplá-Lo em Seu trono. O trono dos homens estava vazio, mas o trono do Universo estava ocupado. Isaías contemplou o Governo e a Soberania de Deus. Deus continuava no controle absoluto de todas as coisas. A plenitude do governo e da majestade de Deus era ilustrada a Isaías pela visão da veste de Deus que enchia todo o templo com a Sua Glória e Santidade. Na crise Isaías conheceu de fato a Deus.
Para onde olhar em momentos de crise? A Palavra de Deus nos convoca hoje a olharmos para o alto, para Deus. Ela nos chama primeiramente a descansarmos em Sua soberania, bondade e fidelidade, e em confiarmos no fato de que absolutamente tudo está nas mãos de Deus, inclusive nossas vidas e o momento que passamos. Tudo tem um propósito, nada é por acaso.
Mas olhar para o alto não é o mesmo que passar pela crise de forma passiva. Devemos olhar para o alto primeiramente para que o nosso coração encontre descanso em Deus. Porém, olhar para o alto é também buscar a direção do Altíssimo. É ter a expectativa de que há um grande Deus e que, portanto podemos esperar grandes coisas. Quando Isaías olhou para o alto ele também olhou para si e se viu grande pecador diante de Deus. Em seguida olhou para a nação e viu uma nação entregue aos seus pecados. Mas logo em seguida Deus o purifica e o vocaciona para a missão de ser porta-voz de Deus àquele povo. Deus o usaria como instrumento naquele momento tão difícil. Nós devemos, portanto olhar para o alto para buscarmos a direção de Deus, pois só Ele pode nos conduzir em novos e retos caminhos. A Bíblia nos traz princípios claros e práticos que nos orientam nestes momentos.
Para onde você tem olhado em momentos de crise? Deus nos chama em Sua Palavra a olharmos para Ele. E hoje olhamos para Ele em Sua Palavra! Somente nas Escrituras Sagradas (Bíblia) encontramos o conhecimento verdadeiro de Deus e da Sua vontade, e podemos assim nos relacionar com Ele. A Bíblia nos diz que O Caminho para nos achegarmos a Deus é apenas um: Jesus Cristo. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
Olhe para Jesus, independentemente da crise que você esteja enfrentando hoje! Busque-o em Sua Palavra! Entregue sua vida aos seus cuidados! Descanse em Sua soberania e propósitos! Busque a Sua direção! Viva para a Sua glória! Com certeza esse momento de crise pode ser a grande virada de sua vida, pois você corre o risco, assim como Isaías, de encontrar-se verdadeiramente com Deus, ou de aprofundar seu relacionamento com Ele.

Compartilhe este artigo