Qual a sua expectativa e/ou opinião sobre a Copa do Mundo 2018?

18 de junho de 2018 15:53 1506

Mais modesta que em edições anteriores, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2018 começou às 11h30min (horário de Brasília) e durou cerca de treze minutos no estádio Lujniki, em Moscou, capital da Rússia. A festa contou com a condução do ex-jogador Ronaldo, bicampeão com o Brasil em 1994 e 2002, do cantor britânico Robbie Williams e da soprano russa Aida Garifullina.
O presidente do país sede, Vladimir Putin, esteve presente acompanhado de líderes internacionais, falou no “entendimento mútuo” entre os povos através do esporte e inaugurou oficialmente o torneio ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino.(fonte: Veja)
O primeiro jogo às 12h: Rússia 5 x 0 Arábia Saudita.
O Brasil joga amanhã, dia 17, contra a Suíça.
O Jornal VOZ, diante de tantas opiniões sobre a Copa do Mundo, a favor e contra, lançou a enquete na página do facebook para os leitores internautas:
‘‘Qual a sua expectativa e/ou opinião sobre a Copa do Mundo 2018?’’.
Publicamos nessa edição algumas opiniões até o fechamento da mesma, na última quinta-feira (14).

‘‘As pessoas tem que aprender a separar as coisas.
Sou desportista e acompanho vários esportes e só porque o Brasil não vai bem das pernas, não significa que não posso prestigiar a seleção de futebol do meu país. Eu vou torcer. Vai Brasil!’’
(Bruna Murad)

‘‘Eu acho assim, Regina Bertoni, Copa do Mundo não tem nada a ver com política, vi num ‘face’ a pessoa falando que a copa é pra esconder o roubo da Petrobrás, pelo amor de Deus, vão ver. História primeiro.
A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1930, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão.
A eleição presidencial brasileira de 1930 foi a décima-segunda eleição presidencial e a décima-primeira eleição presidencial direta. Foi realizada em 1º de março em todos os vinte estados da época e no Distrito Federal com sede no Rio de Janeiro, tendo seus resultados divulgados em 21 de maio. Foi a última eleição da República Velha (1889-1930). Júlio Prestes foi eleito, mas não chegou a tomar posse por causa da Revolução de 1930.
Então não misturar as coisas. Se não gosta, não liga a televisão. Vai pescar, vai pro mato, pra onde quiser…’’ ( Zé Gordo)

‘‘Você já prestou atenção, que no Brasil, eleições gerais , como a deste ano, ocorre no ano de Copa do Mundo, e as Olimpíadas, acontecem no ano das Eleições Municipais?
‘Olha o foco’…. acorda Brasil!
A Seleção pode até ‘ganhar’ a Copa, para sossegar os brasileiros.’’
(Haraive Betsabá Zaidan Simões)

‘‘Abram os olhos, Brasil, isto é tudo armação. Copa do Mundo, tô fora, estes homens não nos representam, apenas comem sem dó nem piedade o dinheiro que serviria pra muitas outras coisas. Brasil, o país das desigualdades!’’ (Reginaldo Rodrigues)

‘‘As melhores possíveis! Não é somente no ano de Copa que há corrupção, desmandos etc. Vou torcer, vibrar, vamos lá Brasil!!’’ (Ângela Cristina Rezende Bastos)

‘‘Expectativa nenhuma, com um País que não investe na educação e na saúde.’’
(Mônica Pinheiro de Carvalho)

‘‘Gosto muito de futebol, estarei esperando a Copa acabar para voltar a ver os jogos do brasileirão, copa do Brasil e libertadores!
Até lá, quem sabe eu vejo alguma partida de vôlei!!’’ (Gustavo Rodrigues)

‘‘Nenhuma expectativa! Preocupação só com as eleições!’’ (Mary Patrícia)

‘‘Ainda estou desanimada, mas posso me empolgar a qualquer momento!! E acho que não tem nada a ver com as eleições, os problemas continuarão os mesmos quando a Copa acabar.
Quem tiver que votar ‘certo’ ou ‘errado’ irá fazê-lo, independente de ter torcido ou não pelo Brasil.’’ (Fátima Comanduci)

‘‘Eu acho que está faltando cultura. Por mais que estamos em crise política, não tem nada a ver com Copa do Mundo, onde a confraternização dos povos do Mundo faz acontecer uns dos maiores eventos. Pena que estamos vivendo nesse mundo incerto de Cultura.’’
(Luis Vanderlei Santos)

‘‘Copa nada ver com corrupção e comodidade dos brasileiros, que na hora de defender o seu, esconde e não sai do lugar. Vou torcer muito. Falta cultura e entendimento.’’
(Lucimara Alexandre)

‘‘As expectativas para essa Copa está muito baixa. Um Brasil em crise onde jogadores ganham milhões para jogar um futebol mais ou menos e são considerados heróis, um país onde os nossos verdadeiros heróis, os professores, têm que fazer greve para receber seus salários.’’ (Silmara Barros)

‘‘Sou Brasileira, não vamos deixar que os políticos corruptos façam-nos desistir da Copa ,e torcer para nosso Brasil… acredite. Lute e conquiste, acima de tudo seja Brasileiro!! Rumo ao Hexa!’’

( Shirley Costa)

‘‘Pra falar sério mesmo, quero que sejamos eliminados logo no começo, para voltarmos a atenção aos grandes problemas do nosso Brasil, e deixar de fazer festa pra jogadores milionários que não estão nem aí para os brasileiros.’’ (Luiz Alves)

‘‘Torcer contra a seleção não mudará a economia brasileira e nem a corrupção existente no país, vivemos em um país democrático onde os únicos que podem mudar a situação do país somos nós brasileiros, isto na urna eletrônica em Outubro. De que modo? Pesquise seu candidato, veja suas propostas e suas ações caso já tenha sido eleito alguma vez, a mudança do Brasil está nas mãos de nós brasileiros.
Agora sobre a Copa de 2018 vou torcer sim pela seleção brasileira, POIS SOU BRASILEIRA e acredito que o Brasil precisa de distrações e momentos festivos. É lindo ver todos unidos por um objetivo em comum, e seria lindo se em Outubro todos também estar juntos por um país melhor, um Brasil sem corrupção.’’ (Kerolayne Souza)

‘‘As pessoas se esquecem que os jogadores da seleção Brasileira, são os filhos da ‘Margarida faxineira”, do ‘Tião carroceiro’, da ‘Maria lavadeira’ , do ‘José pedreiro’, etc.
Nenhum deles, salvo raras exceções, nasceram em berço de ouro; nenhum deles, são culpados da burrice do povo, que votam em bandidos e de 4 em 4 anos continuam votando, sempre nos mesmos, por míseros 50 reais; nenhum deles é culpado, se os governantes zombam da sua cara quando você chora em filas de hospitais.
Se o País tá uma m****, os culpados não são os jogadores da Seleção Brasileira. Pois se fosse assim, seriam também culpados: os jogadores do Cruzeiro, do Atlético, do Flamengo, do Vasco etc. Ou acaso, esses times não recebem super salários para jogarem futebol?
Brasileiros tendem sempre a encontrar um culpado pelos problemas que o Brasil enfrenta. Porém, sempre fazem um pré-julgamento errôneo. Se o Brasil tá uma m****, você é o culpado.
Eu vou torcer pela seleção, enfeitei minha rua, vou comprar umas ‘brejas’ e vou vibrar a cada lance.’’ (Jerry Andrade)

‘‘Minha expectativa é de torcer muito. É uma época muito boa e alegre. Mesmo que o Brasil não ganhe, vou torcer sempre, porque eu amo o meu país. Amo ser brasileira! É claro que todos nós estamos a muito tempo decepcionados com a falta de educação, segurança, saúde e muitas outras coisas ruins que afetam a todos os brasileiros, mas acho que somos hipócritas quando jogamos a culpa nos políticos, sendo q nós também não fazemos nossa parte (estou me incluindo porque ninguém é perfeito…estamos aqui pra melhorar). Mas fazemos pequenas corrupções todos os dias, jogamos pedra no telhado dos outros como se o nosso também não fosse de vidro. Furamos fila, recebemos troco errado, sentamos nos bancos preferenciais dos ônibus, deitamos quentinhos neste frio e nem nos preocupamos com aqueles que estão morrendo nas ruas, enchemos nossos filhos de presentes e esquecemos que muitas outras crianças também gostariam de ter. Colocamos nossos filhos no inglês, balé, natação…Mas esquecemos de ensiná-los a respeitar os outros e ser solidários. E a lista se estende se a gente for analisar. É muita hipocrisia da nossa parte pra jogarmos toda a culpa nos governantes. A maioria deles não presta pra nada mesmo, eu também acho, mas e a nossa parte, estamos fazendo? Os jogadores estão ricos mesmo, mas vieram de baixo também… Passaram por tudo que passamos. Porém melhoraram de vida…
Então vamos correr atrás e ajudar uns aos outros para que todos nós também consigamos prosperar. Vamos parar de olhar pro próprio umbigo.
(…)O esporte é muito importante porque tira os jovens dos caminhos errados como por exemplo o mundo das drogas.
Então vamos torcer sim pro Brasil… Não só pra que ganhe a Copa… Que sejamos melhores brasileiros para fazermos nós todos um Brasil melhor. Lembrando que isso é apenas a minha opinião.
E como disse a Fátima Comanduci, quem for votar errado, vai votar igual torcendo pro Brasil ou não.’’ (Lidiane Martins Rodrigues)

‘‘Falar da Copa do Mundo? Sim…Temos no sangue sim, carisma pelo futebol, pela competição saudável e em paz…somos brasileiros e com crise ou sem crise temos de torcer, de acreditar que os jogadores são nossos representantes pra buscar a taça do título, do vencedor da competição. Por que não apoiá-los? Por causa da crise?
Que nada, somos povo de alegria radiante, vamos torcer, apoiar nossos representantes e acreditar que podemos vencer em um país com crise também. Não perdemos a alegria de vibrar de torcer pela maior competição esportiva mundial!
Vou acompanhar e vibrar por cada jogo de nossa seleção brasileira e convido a todos pra esquecer um pouquinho da crise brasileira e ser feliz torcendo. Aí sim, depois passamos a preocupar com as eleições e ter consciência e sabermos que podemos mudar nosso país com nosso voto!
Portanto vamos viver esse momento da competição alegre e saudável!
Vem com a gente apoiar os jogadores com sua torcida!’’ (Denize Aparecida Carvalho)

‘‘Como eu vendo produto de Copa sou suspeito a falar. Quero só dizer que já tem 3 dias que o pessoal já está entrando em clima de Copa, comprando camisas, bandeira e enfeites. Chega de ‘mimimi’ , o povo brasileiro ama Copa do Mundo, inclusive eu.’’
(Nadinho Guimarães)

****
Agradecemos todos os comentários/opiniões, lembrando que mesmo os que não foram publicados aqui (postados até hoje, às 10h da manhã) estão concorrendo ao sorteio de uma assinatura da edição impressa do Jornal VOZ.

Compartilhe este artigo