Você tem dívidas?

18 de julho de 2016 10:48 1447

Olá leitores, nessa semana vamos tratar de um tema que vem preocupando uma grande parte da população brasileira.23
Segundo informações amplamente divulgadas na mídia, já são 60 milhões de brasileiros com algum tipo de restrição ao crédito.
E qual é a sua situação atual?
Se nós últimos meses você está fechando suas contas no vermelho e está recorrendo a credito bancário para pagamentos das mesmas, tenha bastante cuidado.
Se você já está inadimplente e com restrição ao credito, não se desespere.
Para os dois casos acima citados, existe somente uma única solução: a gestão das finanças pessoais.
Destaco que não é uma solução mágica e exigirá uma disciplina em relação às finanças.
Inicialmente, você poderá escolher entre algumas opções para anotar as suas despesas e realizar o controle financeiro. Você pode adotar uma planilha eletrônica; instalar um aplicativo no seu celular ou simplesmente usar um pequeno caderno para as anotações.
O segundo passo é o mais importante: você precisará anotar todas as despesas, e quando eu digo todas estou falando até mesmo daquelas pequenas despesas como, por exemplo, o pão do café da manhã. Essa atividade precisa se tornar rotineira.
Dessa maneira, você saberá exatamente quanto está gastando e caso seja necessário cortar gastos, você saberá quais poderá reduzir.
Você poderá, por exemplo, trocar a pizza do fim de semana (50 reais) por uma bela macarronada com a família em casa (20 reais). Nessa troca já são 30 reais de economia.
Se estiver com mais de uma dívida, estabeleça como prioridade de pagamento aquelas que foram geradas com a maior taxa de juros. Exemplo: a taxa de juros de cobrança de um cartão de crédito é maior que a de um financiamento pessoal.
Destaco que essa não é uma tarefa fácil e exigirá de você e sua família comprometimento e disciplina.
Mas, tornando a gestão de finanças pessoais uma atividade rotineira, você terá a possibilidade de sair dessa situação em um curto prazo de tempo.
Até a próxima!

Leitura complementar:
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/inadimplencia-atinge-60-milhoes-de-brasileiros-diz-serasa


Por Kelly Torres
Professora e Consultora Educacional e de Empresas
Página no facebook: https://www.facebook.com/Professora-Kelly-Torres-139372003150404/?fref=ts

 

Compartilhe este artigo