104 anos de Perdões: Cristianismo e civismo

14 de junho de 2016 12:03 1212

“Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô, cuidado para não se queimar, pois a fogueira já queimou o nosso amor”.
Isso é junho, o mês mais alegre do ano. Fogueiras, milho verde e batata doce assados nas brasas da fogueira, vestido de chita com babados e rendas, chapéus de palha, e uma pintura mais forte. 4Uma quadrinha bem marcada é o esplendor do mês.
Para ter uma fogueira com tudo isso, é preciso ter o que comemorar. Comemorar o que? Temos muitos motivos, mas o mais forte deles é homenagear um Santo de nossa Igreja Católica.
Perdões fez aniversário. Em junho dia 1º. Mas a comemoração desse evento é diferente. 104 aninhos de muita prosperidade, muito amor e compreensão. E todos os Santos que se homenageiam dessa forma, estão em junho.
Para começar (já começou) vem Santo Antônio, nascido em Portugal, amigo de São Francisco de Assis.
Pregador da religião de Jesus Cristo, pregador de primeira categoria. Diz a História, que se Ele pregasse às margens de um rio, até os peixes se acumulavam ali, para ouvi-lo.
Dizem também que é o Santo Casamenteiro, não sei qual a razão.
Mas que Ele é muito milagroso, isso é.
Ontem, 2ª feira, fui a novena preparada em honra ao Santo Pregador e ouvir Padre Adenir que é sacerdote de muita fé.
A novena vai até dia 11 a festa dia 12.
5h30min – procissão com a imagem do Santo, banda de música e o principal é despertar em nós Fé, Amor e Caridade, os dons principais de Santo Antônio.
Depois Celebração Eucarística, barraquinha com aquele pastelzinho de fubá, ontem já comi um, estava delicioso com gostinho de “quero mais”.
Será que vai haver fogueira no dia da festa?
Uma coisa sobre Santo Antônio, ainda vou descobrir.
Por que será casamenteiro?
Quiseram passar esse título de casamenteiro para São João, que também é comemorado nesse mês, dia 24.
Aí, São João ficou zangado. Ele só dá cartão com direito a batizado.
Agora, quando falamos, escrevemos, ou comentamos, temos que explicar um pormenor.
A festa de Santo Antônio, está sendo realizada na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Perdões, igreja Santo Antônio, Pároco Padre Adenir.
Será que Padre Jorge, da Quase Paróquia Nossa Senhora das Graças, também vai homenagear um Santo, do mês?
É só escolher.
Os símbolos que indicam a Pureza e Alegria desses Santos, calculo que sejam. Santo Antônio traz sempre no colo o Menino Jesus e um ramo de flores. (Já passou).
Ainda temos, São João, criança ainda, mostra sua inocência, trazendo sempre como amigo um cordeirinho.
São Pedro, muito sério, fiscaliza quem chega a Porta do Céu e só usa sua Bendita Chave, quando achar digno o visitante, futuro morador!
São Paulo, com aquele livro enorme, lê, lê e lê e cada vez mais se apaixona, pelo Deus que nele contém. E a Bíblia Sagrada, morada de Deus, dos Santos e Anjos que o rodeiam.
Talvez Padre Jorge, que ama as crianças, homenageie São João, porque aí ele pode realizar o que aquele menino perguntou ao pai.
– Pai, hoje tem Missa do Derrama Senhor, derrama oh! Senhor, derrama sobre as crianças o seu Amor?
Bem. Agora vou contar um pouquinho do civismo de nosso Perdões, mostrado pela Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e público.
Os aplausos foram frequentes, lembrando o aniversário da Emancipação Político e Administrativa de Perdões. Os desfiles foram organizados pelas escolas todas, com capricho e carinho.
Veio nesse ínterim uma chuva não esperada. Porque um sol de esquentar a pele, esquentava, também o nosso orgulho de ter escolas, banda de música, fanfarras, alunos, tudo bem organizado e acima de tudo de ser perdoense e ser abençoados pelo nosso Protetor Senhor Bom Jesus dos Perdões.
O que muito agradou a população foi a feliz lembrança dos órgãos públicos, de colocar o nome de Dr. Custódio em uma unidade de saúde. Palestina.
D. Cecí, a esposa de Dr. Custódio (Ceci foi minha colega de magistério no “Otaviano”) sentiu-se muito feliz pela lembrança.
Lembro-me bem de Dr. Custódio. Um dos primeiros trabalhos dele foi dar 13 pontos (13 pontinhos) porque o lugar do ferimento era difícil. No nariz, quase chegando no olho. Alguém brincou. Se fosse jogo na Sena, teria ganho. Nem sinal ficou. Essa cirurgia foi em uma de minhas filhas.
Acompanhou o Zé, meu marido em uma enfermidade, com carinho e devoção de médico.
Fala mansa, sorriso tímido, andar compassado, olhar de quem procura! Assim era Dr. Custódio, além de grande e sincero amigo.
Antes de me despedir, vou “avisar”, que dia 13, segunda-feira, o nosso querido Bispo. Dom Miguel, estará dando a Benção à igreja de Santo Antônio.
Leiam o Jornal VOZ, na hora que ele chega. Deixa para ler na 2ª ou 3ª feira, perde alguma festa, que você poderia participar e gostar.
Que todos os Santos do mês de junho, possam acompanhar vocês e protegê-los.
Amém! Amém! Amém!


Por Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

 

Compartilhe este artigo