104 anos de Perdões: Natureza – dom de Deus

20 de junho de 2016 11:32 1777

Água, terra, céu, formam um conjunto de beleza naturais, que agradam os olhos e o coração.
Foi o que vi, sábado, pela manhã, numa pequena, porém, gostosissíma viagem que fiz no “interior” do município de Perdões.
Perdões, Vigilatos, Represa do Funil, Fazenda Rio Grande, João Júnior e sua delicada e simpática família.
O caminho é maravilhoso. Fui pesquisando trilha por trilha, são muitas. (sinal de muitas fazendas) árvore por árvore. Lindas! Montanhas. Me encantam. Perdões é, de fato, um município montanhoso.
Montanhas ou serras, cobertas de vegetação, ora verde claro, ora verde escuro, ora coberta por, matas.
Árvores cobertas com flores de muitas cores e formatos.
Um lindo espetáculo – que Deus nos presenteia!
Quase chegando ao destino, nos aparece de repente o rio!
Rio transformado pela mão de homem, em represa. É muito lindo… meu Deus!
Nós, eu e meus companheiros de viagem, Dico, o condutor, Padre Jorge, o responsável por tudo, porque somos carona para uma Celebração Eucarística, presidida por ele.
Tóia, minha filha, a responsável pelo meu caminhar, Vitória minha neta, com sua alegria e disposição nos torna mais animados e prazerosos.
Nós, ainda na serra. O rio lá em baixo. O sol lá no céu. Céu claro, límpido. Sol brilhante, esquentando a paisagem, esquentando nosso pensamento e nosso amor e jogando no rio – represa raios luminosos que misturados à água movimentada pelo vento brando, dá-nos a impressão de uma cascata de prata. Linda! Maravilhosa! Deslumbrante!
Precisa de mais adjetivos? Sagrada!
Chegamos. Quem foi participar da Santa Missa, já estava a nossa espera. Nossa, não! Do Padre. Padre Jorge. Missa simples, abençoada. O momento forte da celebração foi a comunhão que Deus nos ofereceu pelas mãos de Padre Jorge. As duas espécies.
Partilhamos o pão (corpo) e o vinho (sangue) de Jesus Cristo. O coral foi o mesmo que abrilhanta as celebrações da comunidade Vigilatos. Muito bom.
Icléia, a esposa de João, anfitriã muito elegante e alegre preparou uma mesa singular, para todos os presentes, com os mais agradáveis alimentos para o paladar. Comemos de tudo, para apreciar o sabor de cada prato. Enfim, era um almoço completo.
Fomos apreciar as belezas do Lago (represa) do Funil e prometemos, a nós mesmos, que em breve voltaríamos.
São 12 horas. Voltamos pelo mesmo caminho (sem a erradinha da ida) comentando a hospitalidade João Júnior, seus irmãos, a amiga esposa Icléia e filhos.
Até as outras pessoas que foram à mesa nos convidaram para voltar. Voltaremos, se Deus quiser. Amém!
12 horas. Meio dia. Temos uma hora de caminhada (de carro) para chegarmos ao agradável sítio da Dra. Dulce, onde Padre Jorge celebrará outra missa.
Lá não tem rio, não tem represa, mas tem uma água fresquinha nascida ali mesmo, na encosta da Serra. Serra dos Montes.
Em breve essa água tão pura, tão fresca, límpida será abençoada, porque, há alguns metros acima dessa nascente, será erguido o cruzeiro tão desejado por D. Divina, a mãe querida de Dulce, Dimas e Maria (os filhos presentes a este encontro).
D. Divina está completando 92 anos de bela, feliz, alegre e saudável vida. Parabéns, pra você, D. Divina. Esse sorriso constante é o seu Cartão de Visitas.
O outro responsável pelo erguimento do Cruzeiro, é Padre Jorge. Apaixonado por uma Cruz.
Foi assim: em uma de minhas colunas no Jornal VOZ, Padre Jorge leu o que escrevi sobre a antiga Cruz existente na Serra dos Montes.
Ficou feliz com a ideia de levantar outra cruz, ali, na Serra.
A Cruz é o lema de sua Ordenação Sacerdotal: “A Cruz Sagrada seja minha Luz”.
Aí, conversando com Dra. Dulce ficou resolvido. Teremos até agosto a Redentora Cruz luminosa na Serra dos Montes para lembrar que nosso Padroeiro e Protetor Senhor Bom Jesus, morreu em uma Cruz, para nos salvar.
Padre Jorge celebrou a Missa, Dona Divina rezou e ficou muito contente.
Seus filhos presentes à Missa, Dr. Dimas, Maria e Dulce agradecem ao Padre Jorge pelo afeto e carinho que demonstrou a mãe querida.
Esquecemos que havíamos tomado um lanche e almoçamos novamente. Podíamos perder tão excelente feijoada? Não é Vitória, Tóia, Dico, e Padre? Isso tudo foi sábado (11/06).
Na segunda-feira (13) dia de Santo Antônio, Dom Miguel, Padre Adenir, Vanir e Jorge, celebraram Missa e fizeram a Dedicação da Igreja à Santíssima Trindade.
Que essa Benção da Dedicação recaia sobre todos nós.
Amém! Amém! Amém!
Haverá festa de São João Batista na Quase Paróquia, dos dias 22 a 25 de junho.
Confiram!

12


D.Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

 

Compartilhe este artigo