104 anos de Perdões – Semana Santa 2017

9 de abril de 2017 20:42 1354

Nesta semana, desde o dia 1º de abril, está sendo celebrado o Setenário, ou melhor, Semana das Dores de Nossa Senhora.8
São duas as Paróquias em Perdões.
São duas celebrações das dores de Nossa Mãe Maria, e dos dias em memória ao sofrimento que Jesus, nosso irmão e Pai, sofreu.
Na minha mocidade, (gostava muito de ler) li um livro chamado “O mártir do Gólgota”. É toda vida de Jesus.
Tomei simpatia, gostei muito mesmo, do capítulo que contava a fuga para o Egito.
Todo mundo sabe que na vida de Jesus, além de apóstolos, discípulos e uma multidão por onde passava, havia, também, malfeitores, dois deles. Dimas e Giestas. Giestas só fazia maldades. Dimas, considerado o bom Ladrão, era diferente. Se roubava aqui, ali na frente ele distribuía o fruto do roubo, com necessitados.
Jesus e Dimas se encontraram somente 3 vezes.
Da 1ª vez foi durante a Fuga para o Egito, que a Sagrada Família fez, fugindo da perseguição do rei Herodes.
Em um castelo abandonado, bem no centro de uma planície, com pastagens verdejantes, carneirinhos brancos, viviam aí.
Esse castelo era refúgio dos malfeitores. São José não sabia disso e achou o lugar muito bom para Maria, sua esposa, e Jesus, seu filho muito amado, descansarem. Dormiram.
Tarde da noite, chega Dimas com seu bando de ladrões. Um deles, mais perigoso, arranca da cinta a espada e vai em direção aos benditos hóspedes.
Dimas o proíbe de fazer mal aos 3, mostrando que ali, repousando, talvez de longa viagem, um velho, uma mulher e uma criança. Que mal poderiam fazer?
Pela madrugada, acordaram. Dimas já havia preparado um café, para seus santos visitantes.
Dimas pediu a mãe se podia levar aquela criança linda, sorridente, meiga, para ver os carneirinhos.
Lá fora, rompia o sol, era uma manhã diferente das outras manhãs, para Dimas. Reinava um silêncio profundo, quando Dimas ouviu: “Deixa essa vida, e me siga”. Diversas vezes no passeio pela campina, ele ouviu essa voz. Olha em torno e não vê ninguém além da criança. Aquele menino não podia estar dizendo isso!
Levou o Menino de volta, para os braços da Mãe. Pai, Mãe e Filho, seguem viagem. Por muito tempo aquelas palavras não lhe saem da memória.
30 anos são passados. Dimas ouviu dizer que ali por perto estava um pregador, que absorvia multidões.
Foi ouvir o tal pregador. Não ouvia como as outras pessoas, ouviam.
– “Deixa essa vida e me siga”!
Não é possível. Pensou… pensou… que já havia ouvido aquela voz, dizendo a mesma frase. Aquela criança? Seria Ele?
3 anos se passaram. Lá!!! No alto do Calvário, ou Gólgota, estavam 2 cruzes e nelas 2 homens crucificados.
O céu nublado. Meio dia! Chegou a 3ª cruz, trazida nos ombros de um jovem de 33 anos, ensanguentado, maltratado, cambaleando pelo peso da cruz, ou melhor, pelo peso que não é tanto da cruz, mas por nossos pecado.
Pecados do mundo inteiro, pelos séculos passados e pelos séculos que virão.
Olharam-se. Jesus e Dimas. Reconheceram. Aquele homem que chegou carregando seu próprio instrumento de suplício foi pregado na cruz. Cada batida de um prego, rasgando aquela carne Santa, que daquele momento em diante, até o final dos séculos, seria, como é, alimento para a alma.
Às três da tarde houve uma transformação, incrível no tempo. Dimas olhou para o Amigo de apenas 3 encontros e rogou – “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no Reino de Teu Pai”. Jesus respondeu – “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”!
Essa, é uma descrição da 2ª dor de Nossa Senhora. “A fuga para o Egito”.
Amanhã é Domingo de Ramos, começa a Semana Santa – Encanto da Fé.
Ninguém pode deixar de celebrar o que aconteceu com Jesus e sua Santa Mãe e Nossa.
Estamos preparados para os 3 dias Maiores da Semana Santa? O Tríduo Pascal? 5ª, 6ª e sábado?
São duas opções. Padre Adenir na Paróquia Senhor Bom Jesus, ensina com suavidade todos os passos dados por Maria e Jesus. Nossa Fé é fortalecida nessa semana.
Padre Jorge da nova Paróquia. Paróquia de Nossa Senhora das Graças, também está celebrando com Fé e Amor, todos os passos dados por Jesus e Maria.
Ter Fé em Deus, e seguir a sabedoria do Evangelho, é o que eles nos ensinam e no meu entendimento eles estão à caminho da santidade.
Como disse Papa Francisco, ao pisar em terras brasileiras – Não trago nem ouro, nem prata, mas trago o que de mais valioso me foi dado: Jesus Cristo.
É isso. Jesus Cristo está comigo, com você, conosco, com todo Perdões. Não importa qual Paróquia, nem qual é o seu Pároco. Jorge ou Adenir?
Vamos rezar. É o que vale!
Amém! Amém! Amém!


Por Alba Rezende Bastos (D.Iaiá)

 

Compartilhe este artigo